'Vou levar minha sogra para o fim do mundo'; e eles foram

A família explorou destinos da Patagônia na Argentina e Chile - Arquivo pessoal
A família explorou destinos da Patagônia na Argentina e Chile

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

30/01/2023 04h00

"Vou levar minha sogra para o fim do mundo". Foi assim, de maneira bem-humorada, que o brasileiro Giovane Sebastiany anunciou no Instagram uma viagem que iria fazer em família rumo à cidade argentina de Ushuaia, em dezembro do ano passado.

Os participantes da jornada: ele, sua esposa (Salanda Sant'Ana), a filha de cinco anos do casal (Nalanda) e a mãe de sua esposa (Gelci Lourenço Sant'Ana, de 72 anos).

O veículo: um Doblò equipado com estrutura de motorhome, incluindo equipamentos de cozinha, geladeira, um banheiro portátil e uma barraca de camping para quatro pessoas para ser montada sobre o teto do carro (e onde todos dormiriam ao longo do percurso, previsto para durar mais de um mês).

Na Estrada - Genro levou a sogra até o 'fim do mundo', no Ushuaia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Família adaptou carro para abrigá-los durante viagem
Imagem: Arquivo pessoal

E, na agenda, planos para visitar lindos destinos da Argentina, como Ushuaia, localizada no extremo sul da América do Sul e que tem o apelido de "fim do mundo".

"O pessoal brincou com o fato de eu viajar com minha sogra", conta Giovane. "Mas me dou muito bem com ela, somos grandes amigos. E ela adora viajar. Já está aposentada e tem tempo para estar na estrada conosco. Queríamos ter ela e nossa filha juntas nessa aventura".

Família passou noites em campings ou acampou em meio à natureza

Atravessando a Argentina

A família deu início ao roteiro na cidade de Lajeado (RS), onde vive.

E, no próprio mês de dezembro, entrou na Argentina e começou um trajeto para atravessar e desvendar as belezas da nação vizinha.

Acampamento com vizinhos selvagens.
Imagem: Arquivo pessoal

Com o motorhome, descendo rumo a Ushuaia, o quarteto visitou lindos destinos de natureza da costa argentina, como a região da Península Valdés, com paisagens marcadas por pinguins e leões-marinhos entre praias selvagens.

Uma pausa na estrada para foto
Imagem: Arquivo pessoal
E um clique em cima do carro.

Em Punta Tombo, mais pinguins, que encantaram a pequena Nalanda e a avó Gelci.

E o contato com a natureza continuava na hora do descanso.

Muitas refeições nas beiras das estradas patagônicas
Imagem: Arquivo pessoal
E um chimarrão durante a viagem.

Dormimos principalmente em campings estruturados, com lugar para tomar banho quente e espaço para montar nossa mesa ao ar livre e fazer refeições. Salanda

"Mas também passamos a noite em lugares selvagens, parando o carro no meio da natureza para dormir. Em uma das paradas no litoral da Argentina, dormimos ao lado de uma praia com leões-marinhos. Podíamos ouvi-los à noite, junto com o barulho do mar".

Um acampamento no meio da natureza
Imagem: Arquivo pessoal

Nas longas horas passadas dentro do carro, a mãe de Salanda foi fundamental para manter a pequena filha do casal entretida. "Ela ia no banco de trás com a nossa filha, fazendo brincadeiras e cantando", relata Giovane. "E avó e neta também interagiram muito em passeios que fizemos, como trilhas na natureza. Foi bonito vê-las juntas durante a viagem".

Ushuaia não é o fim

A icônica placa que fica no centro do Ushuaia.
Imagem: Arquivo pessoal

A família chegou a Ushuaia em 30 de dezembro do ano passado. E fez questão de ir até uma placa que existe na área e onde está escrito, em letras enormes, "fin del mundo".

Lá, entre lindas montanhas nevadas, eles também fizeram trilhas em bosques e se deliciaram comendo o tradicional cordeiro patagônico.

Havia, porém, muito mais para ver na viagem depois do "fim do mundo".

De Ushuaia, o quarteto subiu pelo interior do território argentino, entrou no Chile para conhecer o Parque Nacional Torres del Paine e, depois, voltou à Argentina para ir à geleira Perito Moreno.

Família reunida no Perito Moreno
Imagem: Arquivo pessoal

"Não dá para descrever a beleza da geleira", diz Salanda. "É um dos lugares mais lindos que vimos na viagem".

Antes de começar o retorno a Lajeado, a família ainda parou em Bariloche - que, nas épocas mais quentes do ano, oferece belos passeios entre montanhas e bosques.

"Além de todos os lugares que visitamos, foi maravilhoso ver nossa filha durante a viagem", diz Salanda. "Ela brincou com crianças de outros países, aprendeu a falar palavras em espanhol e inglês, aprendeu a montar camping e se conectou com a natureza. Antes, ela tinha medo de animais. Mas esse receio sumiu na viagem".

Um dos acampamentos levantados pela família na Argentina.
Imagem: Arquivo pessoal

E o que Gelci, a mãe de Salanda, achou de toda essa experiência?

"A viagem foi uma maravilha. Aceitei de cara o convite para viajar a Ushuaia. É muito aprendizado, em parceria com minha filha, minha neta e meu genro. Quando o Giovane escreveu 'vou levar minha sogra para o fim do mundo', muitos amigos nossos fizeram brincadeiras. Mas a minha sorte é que meu genro não me deixou no fim do mundo. Voltei com eles", diz ela, em tom muito bem-humorado.

Em breve, a família pretende fazer mais viagens. Para acompanhar as próximas jornadas, siga, no Instagram, o perfil @cadearota.