Vinícola na Toscana é eleita a melhor para turismo e tem Obama como fã
Marjorie Zoppei
Colaboração para
29/10/2022 08h38
Fazer um dos melhores vinhos do mundo não significa que a vinícola seja a melhor do planeta para se visitar. Foi isso que o prêmio World's Best Vineyards (WBV) apresentou na última quarta (26), em Mendoza, na Argentina.
Frustrando grande parte das expectativas da pequena plateia de cerca de 200 pessoas, a vencedora da edição de 2022 foi a Antinori nel Chianti Classico (Marchesi Antinori), uma propriedade no coração da Toscana (Itália), onde a família Antinori produz vinhos desde 1385.
A imponente sede só foi lançada em 2012 — após quase sete anos de obras — e também engloba outras marcas da empresa, como o Tenuta Tignanello, cujo vinho de assinatura se tornou um favorito entre as celebridades, como Meghan Markle e Barack Obama.
Entretanto, a vinícola está longe de ser célebre.
A Antinori in Chianti Classico desbancou nomes como as francesas Château Mouton Rothschild, Château d'Yquem e Château Haut-Brion (22°, 23° e 35° lugar, respectivamente), além da queridinha entre os brasileiros Catena Zapata, que ficou em 9ª posição no ranking, a melhor colocada na Argentina.
Festa sem Brasil
O termômetro batia a casa dos 30?C na desértica Mendoza, às 17 horas, quando o anúncio dos vencedores começou. O palco estava instalado ao ar livre, em meio às parreiras da vinícola Zuccardi, a anfitriã do dia e novo membro do Hall da Fama depois de levar o primeiro lugar nas últimas três edições do WBV.
Mas, além do calor, muitos brasileiros presentes sentiram mais um incômodo: a ausência de indicações de marcas do Brasil.
Daqui alguns anos o Brasil vai ter chances. Estamos trabalhando com um enoturismo sério, com propriedades já preparadas, mas que talvez não estejam divulgadas neste circuito", analisa Daniella Romano, chairman do World's Best Vineyards para a América Latina.
Segundo Daniella, que tem mais de 20 anos de experiência na enologia, o que falta é um trabalho coordenado do Ministério do Turismo para as regiões produtoras brasileiras.
O que é o World's Best Vineyards (WBV)
A lista anual dos melhores vinhedos do mundo destaca as principais vinícolas para visitar no planeta, promovendo o turismo do vinho.
O prêmio prevalece as experiências nas propriedades, que têm desde maravilhas arquitetônicas modernas, adegas antigas protegidas pela UNESCO, aquelas que abrigam restaurantes estrelados até vinícolas familiares com passeios intimistas.
Mais de 500 especialistas em vinhos e turismo enviam suas indicações com base nos diferentes critérios que fazem o melhor destino vinícola, incluindo qualidade da experiência, ambiente, culinária, atividades, equipe e custo-benefício.
As 10 melhores vinícolas para visitar em 2022:
1) Antinori nel Chianti Classico, Itália
A construção é cercada por oliveiras e carvalhos, tem um telhado coberto por vinhas, além de uma adega gravitacional e naturalmente fria, que garantem a redução do consumo de energia.
Ali, o passeio começa com uma introdução à história da vinícola, passando pelas instalações de vinificação até chegar a um museu, no qual está parte da extensa coleção de artes da família.
Além de preservar e restaurar obras históricas, eles também realizam exposições e seminários para celebrar todas as formas de arte que refletem a cultura toscana.
O restaurante Rinuccio 1180 fica no terraço da cobertura nos meses mais quentes, com vista panorâmica das colinas.
Mais informações: https://www.antinori.it/
2) Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal
Parte da cadeia de hotéis Marriott, a construção foi inaugurada em 2006 e é tão intrigante por dentro quanto por fora — espere paredes inclinadas, janelas em ziguezague, tetos altos e muita cor nos 61 quartos.
O terraço, que dá vista para as plantações de Rioja, abriga um restaurante com estrela Michelin e liderado por um chef que é promessa gastronômica do País Basco, o jovem Francis Paniego.
Os vinhedos podem ser explorados a pé, de bicicleta ou a cavalo. Se preferir, dá para passar a tarde em uma disputa de golfe ou tênis. Para relaxar, o spa tem tratamentos de vinoterapia assinados pela Caudalie.
Mais informações: https://www.marquesderiscal.com/
3) Montes, Chile
Consagrada a melhor vinícola da América do Sul, abriu as portas em 2004 com uma política sustentável e design baseado no feng shui. A construção destaca os elementos da natureza: metal, madeira, terra, fogo e água.
Aninhado nas vinhas, o restaurante Fuegos de Apalta tem uma fogueira no centro, usada para defumar, assar e grelhar os alimentos.
Para quem curte turismo de aventura, dá para pedalar pelos vinhedos ou fazer uma trilha botânica de 6 quilômetros, destacando apenas algumas das mais de 100 espécies diferentes de vegetação natural no local.
Mais informações: https://www.monteswines.com/pt/
4) VIK, Chile
Os visitantes podem aproveitar um dia inteiro de programação, com passeios pelos vinhedos, passeios a cavalo, degustações de vinhos e refeições requintadas, tudo em um cenário mágico.
No restaurante Pavilion, muitos dos ingredientes são colhidos no próprio jardim da propriedade. No hotel, obras de artistas chilenos e internacionais estão espalhadas por corredores e suítes — decoradas individualmente com objetos, cores e estilos exclusivos.
Mais informações: https://www.vikwine.com/
5) Schloss Johannisberg, Alemanha
Um dia típico começa com uma visita guiada ao palácio do século 18 antes do almoço no restaurante Schlossschänke, onde as janelas do chão ao teto oferecem vistas sobre o Rheingau, uma das principais regiões produtoras germânicas.
Passe a tarde explorando as adegas e, com sorte, você pode se esgueirar pelo portão de ferro até a Bibliotheca — uma área subterrânea com 900 anos que guarda os vinhos mais preciosos da propriedade, o mais antigo de 1748.
Ao anoitecer, há uma lista repleta de eventos, com jazz ao ar livre e concertos clássicos durante os meses de verão.
Mais informações: https://schloss-johannisberg.de/
6) González Byass - Bodegas Tío Pepe, Espanha
Passeios privados levam os visitantes por vinhas, adega, salas de engarrafamento e caves de envelhecimento do século 19. O tour termina com uma prova de vinhos e tapas, uma experiência que mostra exatamente o costume dos moradores locais.
Para uma imersão total, Tío Pepe abriu o que pode ser o primeiro hotel de jerez do mundo em 2020, no coração da Cidade Velha de Jerez. O empreendimento de 150 anos era anteriormente casas de campo para os trabalhadores da vinícola.
Reformado, agora conta com 27 suítes, mais um deslumbrante terraço com bar, restaurante e piscina. O spa oferece serviço de enoterapia, com massagens e tratamentos para pele.
Mais informações: https://www.tiopepe.com/es-es/validate
7) Robert Mondavi Winery, Estados Unidos
Uma degustação da categoria To Kalon Reserve é uma experiência de tirar o fôlego, com seleções personalizadas de rótulos para cada hóspede que podem ser desfrutadas em um pátio com vista para as montanhas de Mayacamas, na Califórnia.
Uma caminhada pela manhã pelo vinhedo é ainda mais apetitosa enquanto se prova as frutas maduras ao longo do caminho. Visitar a quinta fundada em 1966 por Mondavi é percorrer uma parte da história enológica da américa. .
Mais informações: https://robertmondaviwinery.com/
8) Quinta do Crasto, Portugal
A piscina de borda infinita com vista para o rio Douro é a grande sensação da propriedade. Ali, os visitantes desfrutam o visual da região considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e dos vinhedos a uma altura de 600 metros, acompanhados de vinhos e tapas.
A pequena hospedaria tem apenas quatro suítes, onde não é incomum os hóspedes dividirem a mesa de jantar com membros da família Roquette, proprietários da Quinta.
Mais informações: https://www.quintadocrasto.pt/
9) Catena Zapata, Argentina
Fundada em 1902 pelo imigrante italiano Nicola Catena, a adega em forma de pirâmide é inspirada nos templos maias.
A casa oferece três novos tipos de passeio, que devem ser reservados com antecedência — ela é a mais concorrida de Mendoza. Entre as opções, o visitante pode até brincar de ser enólogo por um dia e criar seu próprio blend de malbec.
Esta semana, a vinícola lançou seu novo restaurante, Angelica, com menu assinado pelo jovem chef Ivan Azar, o mesmo que dá expediente na Casa Vigil, vinícola parceira da família Catena Zapata.
Mais informações: https://catenazapata.com/
10) Bodega Garzón, Uruguai
Perto do balneário de Punta del Este e da vila de pescadores de José Ignacio, a vinícola foi inaugurada apenas em 2016, mas já lidera a cena do vinho uruguaio.
Espalhada por 2.200 hectares, tem uma biodiversidade vibrante que inclui florestas nativas intocadas e palmeiras. Ali é possível fazer desde caminhadas e piqueniques nas vinhas até passeios a cavalo e de balão de ar quente.
O Campo de Golfe Garzón Tajamares foi projetado com a ajuda do campeão do Masters e do US Open Ángel Cabrera. O restaurante tem outro craque: o chef argentino e superstar Francis Mallmann, cuja especialidade é o fogo de chão.
Mais informações: https://bodegagarzon.com/es/