Topo

Casal passou por 5 equipes até terminar a construção da casa: 'Perrengue'

Amanda Mol e Thales Figueiredo concretizaram o sonho com projeto que entra no estilo de um loft e tem vista para as monntanhas de Varginha (MG) - Divulgação
Amanda Mol e Thales Figueiredo concretizaram o sonho com projeto que entra no estilo de um loft e tem vista para as monntanhas de Varginha (MG) Imagem: Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

01/09/2022 04h00

Três andares, ambientes integrados, toda de vidro, com dois quartos de casal e um ateliê. A casa tão sonhada pela artista e designer de moda Amanda Mol (@molamanda) e o publicitário Thales Figueiredo era assim no desenho à mão livre feito por eles, no começo do relacionamento. Mas você não imagina o estranhamento que causou na família, nos amigos e nos profissionais que tocaram a obra.

Afinal, ela fugia dos padrões, entrando no estilo de um loft, escolhendo uma janela maior, um living praticamente sem paredes e outras ideias fora do padrão. "Nós nos atrevemos a desenhar tudo o que queríamos e levamos a um engenheiro, que desenhou e viu que era possível. Seguimos em frente assim, sem saber que teríamos tantas dificuldades", ri Amanda.

Era agosto de 2020, um dos períodos de maior alta na construção civil no Brasil — tanto de insumos quanto de mão de obra.

"Passamos por 5 equipes de profissionais. Comecei a compartilhar tudo no Instagram @_parisberlin. Tive um período de tanta estafa que parei de postar", ela lembra.

Afinal, os perrengues eram dos mais variados. Renderam uma coleção de histórias.

Vínhamos todos os dias, por 13 meses, visitar a obra. Era muito estresse com materiais acabando, outros desaparecendo, infiltração. Só me recuperei do trauma de construção quatro meses depois"

A fachada da casa e a comemoração de Amanda, feliz por ter chegado ao fim da obra - Divulgação - Divulgação
A fachada da casa e a comemoração de Amanda, feliz por ter chegado ao fim da obra
Imagem: Divulgação

Soluções diferentes

A mesa de jantar, feita com uma porta no tampo - Divulgação - Divulgação
A mesa de jantar, feita com uma porta no tampo
Imagem: Divulgação

"Não espere encontrar fornecedores glamourosos", já avisa Amanda. "O que fizemos de marcenaria, que costuma ser o mais caro, foram os armários da cozinha", explica. Os vidros também foram uma parte cara. No mais, as vigas são aparentes, o piso é de cimento queimado e eles evitaram esquadrias de alumínio.

No mobiliário, a mesa de jantar tem no tampo uma porta. "E nas paredes tem o meu trabalho, muitos quadros, exatamente como pensei: como superfícies para eles", conta Amanda. As tapeçarias que ela produz e as telas abstratas fazem companhia a móveis garimpados e outros comprados aos poucos, sem pressa, já que a leveza domina a rotina do casal.

A ilha fica na sala de jantar, que se integra ao estar e ao quintal - Divulgação - Divulgação
A ilha fica na sala de jantar, que se integra ao estar e ao quintal
Imagem: Divulgação
O quintal que se conecta com os interiores - Divulgação - Divulgação
O quintal que se conecta com os interiores
Imagem: Divulgação

"Uma coisa incomum é ter dois quartos de casal que se interligam. Fizemos cada um personalizado, para que pudéssemos usar cada um como quisermos. No dia em que eu quiser ler até mais tarde, vou para o outro quarto e assim cada um mantém sua individualidade", conta Amanda.

Fora das medidas

Thales sobe as escadas para a área dos quartos - Divulgação - Divulgação
Thales sobe as escadas para a área dos quartos
Imagem: Divulgação

"O resultado ficou exatamente como desenhamos no início. É tudo fora das medidas, banheiro grande e quarto pequeno, o que gerou muitos questionamentos, mas gostamos assim", ri.

A casa tem nossa assinatura, nosso estilo, nossa vibe. Nossa linha criativa a guiou. Ela é mais uma manifestação da nossa criatividade e somos felizes por isso"

Quarto de casal - Divulgação - Divulgação
Quarto de casal
Imagem: Divulgação
Outro dos quartos de casal - Divulgação - Divulgação
Outro dos quartos de casal
Imagem: Divulgação

Para Amanda e Thales, toda casa precisa evitar se encaixar no estilo de outra pessoa. Por isso eles decidiram fazer com as próprias mãos do desenho à decoração. "Foi por puro autoconhecimento", reforça.

A cada semana eles mudam as coisas de lugar, diante de um living que possibilita essas transformações. Nos 220 m², as plantas são sempre bem-vindas. "Vemos o verde por todas as janelas e isso é muito importante também", conta Amanda.

Home office de Thales com a visão privilegiada - Divulgação - Divulgação
Home office de Thales com a visão privilegiada
Imagem: Divulgação
Na rede, Amanda vê a vista das montanhas - Divulgação - Divulgação
Na rede, Amanda vê a vista das montanhas
Imagem: Divulgação

Em breve o terceiro andar vai virar uma espécie de mirante para as montanhas de Varginha, onde está. Nada mais inspirador para criadores efusivos, como eles. Amanda está na fase dos temas abstratos para suas telas, e não poderia ter melhor ateliê do que na casa que ela mesma traçou. "Ver a lua de dentro da casa é algo transformador na nossa vida", conta. Visão merecida, não?

O ateliê de Amanda, com vista para montanhas - Divulgação - Divulgação
O ateliê de Amanda, com vista para montanhas
Imagem: Divulgação

Dicas da Amanda para dar sua personalidade à casa

  • Coloque limites. "Não siga tendências, a sua casa tem que ter a sua cara e não a cara do arquiteto ou de outra pessoa. Entenda de que forma a casa pode abraçar o seu estilo de vida, que tem toda a liberdade de ser "fora do padrão".
  • Conheça a si mesmo. "Perceba do que você gosta quando viaja e fica hospedado num Airbnb ou numa pousada, traga esses elementos pro seu lar também (a gente sempre brincava falando que queríamos que a nossa casa parecesse uma pousada, e ela parece!)
  • Diga não às soluções padronizadas, mas busque profissionais que tenham mente aberta. Às vezes o profissional de construção não está acostumado a ideias diferentes por nunca ter feito um serviço como aquele. É preciso dar referências e escolher o profissional adequado para contratar.

@s que me inspiram

@amandaalves_____

“Esse casal construiu a primeira casa testando escolhas alternativas à construção convencional. Consumimos esse conteúdo na íntegra e nos ajudou a pensar muitas coisas. Ela vive no que ela defende e é incrível.”

@thelocalproject

“É uma inspiração de algo distante, perfeito, real e fora do padrão. Essa referência nos mostrou casas que não seguem tendências e são fora do padrão. Inspirador para trazermos para nosso contexto.”