Topo

Brasil tem duas sorveterias entre as 50 melhores do mundo; veja vencedores

A San Lorenzo Gelateria, em São Paulo, ficou em 37º lugar no Festival Mundial do Gelato - Reprodução/Facebook
A San Lorenzo Gelateria, em São Paulo, ficou em 37º lugar no Festival Mundial do Gelato Imagem: Reprodução/Facebook

De Nossa

21/07/2022 12h03

Duas sorveterias brasileiras se destacaram no Festival Mundial do Gelato, uma espécie de Copa do Mundo do Sorvete que aconteceu na quinta-feira (14) em Roma, na Itália. Nossas representantes entraram no ranking dos 50 melhores sorvetes do mundo.

De acordo com a lista divulgada pela organização do evento, a Sorveteria Cairu, de Belém do Pará, é a mais bem colocada do Brasil e ficou em 32º lugar no ranking, com destaque para o sorveteiro "de ouro" do país, Armando José Laiun Filho.

O trabalho excepcional da Cairu já foi condecorado como o melhor do Brasil nove vezes — uma delas em uma edição anterior da mesma premiação e outras oito na avaliação de diferentes competições.

E ela faz jus ao título prestigiando ingredientes e sabores nacionais em seu menu.

Um exemplo é o premiado sorvete Carimbó, uma mistura de doce de cupuaçu e castanha do Pará, batizado em homenagem a uma dança indígena típica da região Norte.

Há ainda uma outra pedida de destaque chamada Paraense, que leva açaí e farinha de tapioca.

Sorveteria Cairu, de Belém do Pará

Serviço: Sorveteria Cairu - Avenida Boulevard Castilhos França, Estação das Docas, em Belém (PA).
Telefones: (91) 3246-9129/99100-2237

Sabores inusitados

Já a segunda brasileira na lista é a San Lorenzo Gelateria, de São Paulo, que levou o 37º lugar (empatada com a Dona Malina, de Florença, na Itália) pelo trabalho de Brenno Floriano.

San Lorenzo Gelateria, em São Paulo

No cardápio de sucesso da casa bastante premiada — vencedora como Melhor Gelato do Brasil em 2018 e 2021 —, há versões exclusivas como os gelatos de baba de moça, gorgonzola (!), hibisco, strudel, panetone e pétalas de rosa, que disputam espaço com os já tradicionais com Nutella, pistache e menta.

Serviço: San Lorenzo Gelateria - Avenida Jorge João Saad, 900, Vila Inah, São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2893-0387

Cerca de 5 mil sorveterias do mundo todo disputaram o prêmio de Melhor Gelato do Mundo. Veja os cinco primeiros colocados:

1º: Gelateria I Giardini di Marzo, de Varazze, na Itália

Mestre Sorveteiro: Marco Venturino

Segundo a revista Forbes americana, o sorvete de Marco que ganhou o júri foi um "Bocca di Rosa", com leite, chocolate branco e uma base artesanal de água de rosas.

2º: Fazekas Cukraszda, de Budapeste, na Hungria

Mestre Sorveteiro: Ádám Fazekas

O húngaro impressionou com um sorvete de pistache.

3º: La Parona del Gelato, de Parona, na Itália

Mestre Sorveteiro: Giovanna Bonazzi

A italiana é famosa por misturas rebuscadas e refrescantes como este sorvete de uva que leva salpicadas da própria fruta.

4º: Savannah's Kitchen, de São Francisco, nos EUA

Mestre Sorveteiro: Savannah G. Lee

Criativa, a americana homenageou sua terra natal com seu sorvete vencedor: a criação tinha sabor e ingredientes da famosa torta de maçã da gastronomia americana. A versão era a base de sorvete de cheesecake, coberta por caramelo salgado e uma mistura de maçãs cozidas com camadas de mel e farofa de biscoito. Ainda há caldas de caramelo amanteigado e chocolate branco na receita, que pode ser vista acima.

5º: VeroLatte, de Vigevano, na Itália

Mestre Sorveteiro: Massimiliano Scotti

Mais um italiano para a conta! Os sorvetes de Massimiliano, muito prestigiados na região da Pavia, fecharam o quinto lugar. Na foto, o encontro de dois gigantes da sorveteria: os mixes de caramelo salgado, creme, Nutella e pistache.