PUBLICIDADE
Topo

Qual a diferença entre sorvete e sorbet? Spoiler: um deles leva mais fruta

Sorvete: base de leite e textura cremosa - Getty Images/iStockphoto
Sorvete: base de leite e textura cremosa Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

21/01/2022 09h35

Num dia de calor intenso, poucas coisas surgem tanto em mente quanto um sorvete. Mas — espera! — é sorvete ou sorbet? As guloseimas que cumprem a função de refrescar a gente na estação mais quente do ano têm fórmulas diferentes.

O sorvete tem compostos lácteos, como leite e creme de leite, ou presença de gordura de origem vegetal, no caso dos preparos industrializados. Além de frutas e açúcar, o sorvete às vezes recebe ovos.

Numa vitrine, é possível identificá-los porque geralmente apresentam cor mais leitosa e têm textura cremosa.

Sorbet de morango - Annabelle Breakey/Getty Images - Annabelle Breakey/Getty Images
Sorbet de morango: cor vibrante pela alta dosagem de fruta
Imagem: Annabelle Breakey/Getty Images

Enquanto isso, o sorbet é preparado à base de água, frutas e açúcar. A troca, que agrada quem tem intolerância à lactose ou evita derivados de leite, influencia diretamente no sabor, bem intenso pela fruta, e na textura mais leve, que derrete rápido na boca.

A necessidade de ter fruta em grande quantidade faz com que boa parte dos sorbets sejam artesanais. Francisco Sant'Ana, criador da Escola de Sorvete em Perdizes, em São Paulo, resume:

O protagonista do sorbet é a água, tanto a que está presente nos ingredientes quanto a que é adicionada à receita".

Apesar de ser o mais comum, os sorbets não se limitam às frutas. De acordo com Raphael Lee, da sorveteria Pine Co., em Pinheiros, é possível usar outros ingredientes naturais, como chocolate e de avelã.

Segundo Francisco, há ainda uma terceira modalidade: o sherbet. Em vez de compostos lácteos, a pedida usa leite de origem vegetal, como de castanhas.