Topo

Escritório na praia: Seychelles incentiva nômades digitais; como participar

Seychelles  - Getty Images/iStockphotos
Seychelles Imagem: Getty Images/iStockphotos

De Nossa

18/07/2022 14h28

Seychelles, arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico onde acredita-se estar localizado o Jardim do Éden segundo as coordenadas oferecidas na Bíblia, agora tem um programa de incentivo ao turismo dos nômades digitais.

Através do sistema "Seychelles Workcation", as ilhas convidam trabalhadores remotos a se instalar no local e curtirem suas belezas paradisíacas nos momentos de folga do emprego à distância.

Após observar uma tendência de crescimento na busca por suas águas cristalinas em tons de azul turquesa e praias de areias brancas por quem estava trabalhando de casa durante a pandemia de covid-19, Seychelles lançou ainda em 2021 o programa com uma série de benefícios para quem quer ser nômade digital: facilidades e descontos em acomodações de longo prazo, acesso a serviços de saúde e autorização de permanência prolongada.

Sob estas regras, visitantes podem ficar de um mês a um ano no país sem a necessidade de se submeter a um processo longo, custoso e mais difícil de migração.

Para participar do programa Workcation (um misto de 'work', ou trabalho e 'vacation', que significa férias em inglês), é necessário ter passaporte válido, fornecer documentos que comprovem vínculo de trabalho com uma empresa ou estabilidade como trabalhador autônomo, comprovante de renda fixa ou patrimônio, seguro médico e de viagem.

Seychelles  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O futuro nômade deve se dirigir ao site www.seychelles.govtas.com e se preencher o formulário com seus dados e documentos ao menos 60 dias antes da viagem programada para obter o "Visitors Workcation Permit" (VWP), a permissão de visita para Workcation.

Uma vez que a autorização esteja validada, é possível completar a candidatura se candidatando a Health Travel Authorization (HTA), a autorização de saúde de viagem em vigor devido à pandemia. O processo é feito no mesmo site. Também é necessário pagar uma taxa de 45 euros (R$ 246).

Anse Source d'Argent, em Seychelles - Getty Images - Getty Images
Anse Source d'Argent, em Seychelles
Imagem: Getty Images

Durante o ano nas ilhas, o visitante poderá não só conhecer as belezas naturais de Vallée do Mai, a região conhecida como o Éden, como praticar esportes aquáticos e radicais, provar ótimos restaurantes de cozinha internacional e creole — a gastronomia local —, além de shows de dança e música.

É possível encontrar mais informações sobre o programa de Workcation no site da autoridade de turismo do arquipélago.