Topo

Em tons de verde e rosa, Caladium é folhagem perfeita para decorar

A Caladium está em alta no movimento urban jungle, depois de um período de "esquecimento" - Getty Images/iStockphoto
A Caladium está em alta no movimento urban jungle, depois de um período de "esquecimento" Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

30/05/2022 04h00

A Caladium pode ter muitas variedades, além de se tratar de uma planta com um imenso potencial decorativo em razão da diversidade de cores — do branco e vários tons de verde ao rosa quase fluorescente em alguns casos.

De acordo com Juliana Almeida, que comanda o perfil @plantalaemcasa, especializado em plantas, existem mais de mil variedades da Caladium. A espécie que é originária das Américas Central e do Sul e chegou a ficar "esquecida" por muito tempo, mas agora está em alta.

Eu acredito que ela voltou com tudo pela popularização do conceito da urban jungle" Juliana Almeida

Segundo Juliana, para a grande maioria das Caladiums, os cuidados são os mesmos, pois trata-se de uma planta de sombra (mas não breu), que precisa de muita luz.

"Ela até tolera sol direto pela manhã, se for umas duas horinhas por dia. No restante do tempo, é importante que seja protegida do sol para que suas folhas não queimem", explica Juliana.

Já na rega, o famoso teste do dedinho deve ser usado sempre. "Isso porque ela vai 'reclamar' se tiver com falta ou excesso de água. A planta tem bulbos, que guardam água e nutrientes, então nada de exagero. Se o dedo sair seco, pode regar. Se ainda tiver úmido, pule o dia de rega", detalha.

Do quintal para a sala

A Caladium migrou do jardim para os vasos dentro de casa, mas é preciso cuidados especiais - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A Caladium migrou do jardim para os vasos dentro de casa, mas é preciso cuidados especiais
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Caladium é uma planta comumente vista nos quintais de "casa de vó", mas graças à força das redes sociais, ganhou adeptos de todas as idades, se tornando bastante comum nos perfis de decoração espalhados pelas principais plataformas sociais.

Porém, Juliana aconselha quem quer ter a planta dentro de casa: "O espaço interno precisa ter as condições de clima que a planta exige. É preciso lembrar que elas não gostam de ar condicionado e ventania", comenta.

Cuidados no inverno

Os cuidados com a Caladium pordem variar de acordo com as estações do ano, pois, por ser uma planta bulbosa, no inverno entra em período de dormência, dando a impressão que morreu.

"É nessa hora que muita gente joga a planta fora, pois ela perde suas folhas, mas ela vai voltar. É só suspender a adubação, remover os bulbos e guardar em um local seco e fresco", ensina Juliana.

Outro cuidado necessário com a Caladium é com respeito aos fungos, que podem aparecer pela falta de adubação mais a combinação de luz inadequada e um vaso pequeno.

"É importante evitar o problema, bem melhor do que cuidar depois. Para isso, a dica é fornecer o espaço adequado para a planta se desenvolver, adubando com frequência e mantendo a plantinha o mais próximo possível de uma janela, por exemplo", completa.