Topo

Suculenta Dedo de Moça é planta sensível e chama atenção com beleza única

Sedum morganianum e Sedum Burrito, conhecidas como Dedo-de-Moça ou Rabo-de-Burro - Getty Images/iStockphoto
Sedum morganianum e Sedum Burrito, conhecidas como Dedo-de-Moça ou Rabo-de-Burro
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

30/04/2022 04h00

As espécies Sedum morganianum e Sedum Burrito, têm diferenças entre si que passam quase que despercebidas para quem não é um botânico experiente. Popularmente, as plantas são conhecidas tanto como suculenta Dedo-de-Moça ou Rabo-de-Burro.

Este tipo de suculenta pendente também ostenta uma fama de ser sensível e difícil de cuidar. Por isso, quem é jardineiro de primeira viagem, talvez precise investir em espécies mais fáceis antes de apostar na Dedo-de-Moça.

Afinal, segundo a engenheira agrônoma Dara Cristina Souza Silva, que dá consultorias paisagísticas e dicas sobre o cuidado com plantas em seu perfil no Instagram, esta suculenta faz jus a sua fama e é, sim, de difícil cultivo.

Isso acontece porque suas folhas, que mais parecem uns gominhos, são super sensíveis ao toque. Então, qualquer movimento faz com que ela perca várias folhas. Fora que se exagerar na rega é morte na certa", alerta.

Sedum morganianum e Sedum Burrito, conhecidas como Dedo-de-Moça ou Rabo-de-Burro - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Dedo-de-Moça ou Rabo-de-Burro é platinha sensível, mas cheia de charme
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Mas para quem já pensa em desistir, Dara alivia: "tudo é uma questão de adaptação aos cuidados. Uma vez que se pega o jeito, aí ela só cresce", diz. E a recompensa é a delicada floração desta planta, que acontece desde a primavera ao verão.

Cultivo ideal

A suculenta Dedo-de-Moça precisa de um local bem arejado e com muita iluminação. Dependendo da região, ela vai precisar tomar todo o sol da manhã. "Quanto mais sol, mais amarela ela fica, então opte pelo sol da manhã para manter a cor verde bem vibrante", detalha a engenheira agrônoma.

Sol controlado ajuda a manter a Dedo-de-Moça ou Rabo-de-Burro sempre verdinha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Sol controlado ajuda a manter a Dedo-de-Moça ou Rabo-de-Burro sempre verdinha
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A iluminação deve vir, se possível, de todos os lados, pois a parte que não receber a iluminação adequada vai estiolar e fazer com que as folhas fiquem espaçadas e ralas.

O local arejado é recomendado, pois assim a suculenta não armazena água entre as folhas e seu substrato não ficará úmido por muito tempo seguido.

Regas de suculentas

Dara explica que, ao contrário do que muitos pensam sobre as regas de suculentas, o argumento de que todas elas gostam de pouca água não pode ser tomado como verdade absoluta.

Rega da Dedo-de-Moça ou Rabo-de-Burro não pode ser exagerada - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Rega da Dedo-de-Moça ou Rabo-de-Burro não pode ser exagerada
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"Não há regras na jardinagem. Tudo depende de diversos fatores. Não dá para cair nessa de querer receita para cuidados com planta x, porque não tem como ser acertado. Cada casa é um ambiente diferente, tem uma orientação solar diferente ou ventilação diferente", explica.

De fato, a maioria das suculentas não gosta de muita água porque está plantada em substratos com preparo bem simples, sem muito cuidado.

Mas elas gostam de água sim e o segredo está na frequência e não na quantidade", alerta.

Já com relação à adubação de suculentas, o desafio é menor, pois estes tipos de plantas são originárias de solos pobres, quase inertes. "Mas é bom enriquecer o solo às vezes, optando por formulações específicas para suculentas. Existem muitas opções no mercado que já vêm prontas para uso", afirma a especialista.

Por fim, se a sua planta vingou, é muito simples de propagá-la: basta pegar uma folhinha que tenha caído no chão e colocar sobre a terra. Ou ainda fazer o processo conhecido como estaquia, que é basicamente o corte de um galho, retirando as folhas da base e espetando no substrato.