Topo

Sobrou pizza? Saiba como requentar as fatias e deixar a massa crocante

Pizza de ontem ganha vida nova na frigideira ou no forno: saiba como fazer - NRedmond/Getty Images/iStockphoto
Pizza de ontem ganha vida nova na frigideira ou no forno: saiba como fazer Imagem: NRedmond/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

25/03/2022 09h10

Tem gente que pega as sobras da pizza direto da geladeira e devora uma fatia fria mesmo. Mas e quem gosta de requentar o pedaço amanhecido, faz como?

O pizzaiolo Paul Cho, que acabou de abrir a Paul's Boutique no Itaim Bibi (São Paulo), e Leonardo Santin têm algumas sugestões para os leitores de Nossa.

Pensou em micro-ondas? Esquece! Assim a pizza fica borrachuda e perde as diferentes texturas. O jeitinho mais clássico de dar vida nova à pizza, garantindo a massa crocante e o queijo derretido, é usando a frigideira.

"Aquece a frigideira em fogo baixo. Assim que esquentar, coloca a pizza por um minuto com o recheio para cima. Depois, pinga algumas gotas de água na frigideira, tampa e espera o queijo derreter", diz Paul.

Pizza - United States/Getty Images/iStockphoto - United States/Getty Images/iStockphoto
Desafio é reviver a massa sem deixá-la borrachuda
Imagem: United States/Getty Images/iStockphoto

Leonardo também considera interessante a "técnica" de dispor a fatia com o queijo para baixo na frigideira quente. A ideia é que se crie uma crostinha e solte parte da gordura, que logo na sequência é usada para fritar a massa.

Ele não dispensa a possibilidade de levar o pedaço à air fryer:

Comer pizza fria no dia seguinte é para ser pá pum".

Para aquecer no forno, Paul diz que o pulo do gato é colocar uma assadeira virada ao contrário no forno e preaquecer o aparelho. "Quando estiver bem quente, coloque a pizza por cima dela. Fica como se fosse uma frigideira e regenera a massa".

Leonardo avisa que, no forno, a pedida fica mais sequinha e arrisca: "no desespero, vale usar até uma sanduicheira ou até uma tostadeira de pão de forma. Bem guerrilha".