Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Urso de mais de 200 kg é procurado após destruir casas atrás de pizza

O urso Hank - Reprodução/Facebook
O urso Hank Imagem: Reprodução/Facebook

De Nossa

23/02/2022 08h49

Procura-se um urso faminto: este é um dos casos mais urgentes atualmente para policiais e para o Departamento de Pesca e Vida Selvagem (CDFW) do estado da Califórnia, nos EUA.

Isto porque Hank "o tanque", como foi apelidado, já invadiu 28 casas e destruiu 38 propriedades até o momento em busca de pizza, seu prato favorito, entre outros restos de comida na região do Lago Tahoe.

Por causa dele, o Departamento de Polícia do Sul do Lago Tahoe já recebeu 150 queixas, algumas de moradores apavorados que estavam nas residências no momento da invasão de Hank.

Em média, um urso negro pesa entre 45 e 137 kg. Hank pode ter até o dobro deste peso máximo, sendo a estimativa mais precisa das autoridades pelo menos 230 kg. "Ele não ficou gordo desse jeito comendo frutas e larvas", observou Ann Bryant, diretora executiva do serviço de resgate na selva da Liga dos Ursos, uma organização de proteção à espécie na Califórnia, ao jornal "The New York Times".

"É mais fácil achar sobras de pizza do que ir até a floresta", explicou ainda Peter Tira, porta-voz do CFDW, à publicação. Aparentemente, Hank gostou da ideia e desenvolveu uma preferência pelo lanche rápido, mas a alternativa pode lhe custar a vida.

As autoridades do estado já anunciaram ao público que pretendem sacrificá-lo após a captura, já que não encontraram novos habitats viáveis e não acreditam que removê-lo da região e liberá-lo na mata em outro ponto possa ajudar.

"Geralmente não acaba bem. Os ursos que são levados para áreas diferentes para procurar comida, eles não conhecem nada da região. Normalmente há outro urso que mora ali e é [o dono] do território. Ursos morrem tentando voltar para casa ou de fome porque não sabem onde encontrar comida", concordou Bryant ao canal 4 de Reno.

No entanto, ela defende que ele não é uma ameaça aos moradores. "Ele apenas senta e come. Ele não ataca as pessoas. Ele não rosna. Ele não faz caras feias", disse ao Times. Outros residentes da região concordam e já expressaram não só o seu desejo de que ele seja levado a um santuário, como também sua insatisfação através de pichações que acusam as autoridades de serem "assassinos de ursos".

O CDFW pede à população de Tahoe que se mantenha vigilante em relação a como guarda comida e lixo em uma área selvagem como esta, onde os ursos são comuns. Hank teria invadido a última casa na sexta-feira (18) e as buscas continuam.