Topo

Descubra truque para bolo de cenoura fofinho e receita do brigadeiro vulcão

Como fazer bolo de cenoura com textura leve igual o de avó - Simone Fiuza
Como fazer bolo de cenoura com textura leve igual o de avó Imagem: Simone Fiuza

Gabrielli Menezes

De Nossa

23/02/2022 04h00

Simone Fiuza

Simone Fiuza

QUEM É

Ela diz que ainda se lembra do gosto do bolo da sua festa de 5 anos, mas a boa relação com o fogão veio mais tarde, quando viu no alimento uma forma de cura. O aprendizado foi compartilhado no Instagram, onde há 500 mil pessoas.

Bolo de cenoura nunca sai de moda. Mesmo quem comeu à exaustão na infância segue em busca da receita perfeita. Ao menos é o que mostra o Google: no ranking dos quitutes mais pesquisados na plataforma em 2021, a guloseima ficou em quarto lugar.

Que tal mais uma receita para a coleção? Neste passo a passo prático, cedido a Nossa por Simone Fiuza, do Look do Fogão, a cenoura é triturada direto no liquidificador com outros ingredientes.

O pulo do gato que confere a textura fofinha digna de receita de avó vem logo na sequência. É o acréscimo de uma xícara de leite ou água em temperatura ambiente.

O leite no bolo serve como um amaciante. É um dos ingredientes principais para deixar a massa bem fofinha e macia".

Bolo de cenoura - Eu Mereço - Simone Fiuza - Simone Fiuza
Bolo de cenoura fofinho com muuuito brigadeiro cremoso
Imagem: Simone Fiuza

Enquanto o bolo assa, a blogueira faz brigadeiro levando creme de leite, leite condensado, manteiga e achocolatado ou chocolate em barra ao fogo baixo.

O segredo para a aparência "vulcão" é usar uma forma com furo no meio e manter a cremosidade da cobertura. "Ao levantar fervura, conte três minutos, mexa sem parar e desligue o fogo".

Para quem acredita em energia, Simone tem uma dica extra: "eu sempre digo palavras positivas pro bolo e mexo nele com muito carinho".

Para ter acesso à receita completa clique na imagem abaixo:

Bolo de cenoura com brigadeiro

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Do limão, a limonada

Há 6 anos, a paulistana Simone viveu um momento difícil que mudaria a sua vida. Teve complicações ao final da gestação do filho e emendou numa depressão pós-parto. "A psicóloga sugeriu que buscasse algo que eu gostava de fazer. Mas estava numa crise financeira. Tive que ressignificar a ida para a cozinha".

Simone Fiuza - Fernando Ducatti - Fernando Ducatti
Simone Fiuza: jornalista, modelo e blogueira de gastronomia
Imagem: Fernando Ducatti

Apesar de cultivar boas memórias com alimentação, como o gosto do bolo do seu aniversário de 5 anos e o cheiro do torresmo da avó mineira, naquele momento cozinhar era algo maçante, obrigatório, sem graça...

"Tentei me conectar com os ingredientes e aprender receitas boas em caderninhos da minha mãe e da minha avó", diz a jornalista, que à época trabalhava como modelo.

Aos poucos, ela foi se sentindo confortável em mostrar nas redes sociais, onde geralmente publicava o look do dia, as comidinhas simples que havia conseguido fazer. "As fotos faziam muito sucesso. Até que encontrei um amigo e ele me disse: seu look do dia é lindo, mas seu look do fogão é maravilhoso".

Bolo de cenoura - Eu Mereço - Simone Fiuza - Simone Fiuza
Bolo de cenoura: veja receita completa acima
Imagem: Simone Fiuza

Assim, nasceu, em 2016, o Look do Fogão, com intuito de partilhar com os seguidores a recente aventura na cozinha. Embora as receitas nem sempre dessem certo, a conexão com o público ávido pela "vida real" aconteceu.

Hoje, ela tem quase 500 mil pessoas no Instagram e se dedica integralmente ao trabalho que vai além da rede social. "Descobri um amor absurdo pela cozinha. Faço 'publis' e vídeos para marcas, dou mentorias, aulas e palestras, ajudo empresas a desenvolverem produtos e cozinho muito".