PUBLICIDADE
Topo

Torta de liquidificador 2.0: receita com bacon e camarão dá água na boca

Torta de liquidificador com pegada tailandesa: camarão, gengibre, leite de coco e abacaxi - Keterin
Torta de liquidificador com pegada tailandesa: camarão, gengibre, leite de coco e abacaxi Imagem: Keterin

Gabrielli Menezes

De Nossa

02/02/2022 04h00

Keterin Tiscoski

Keterin Tiscoski

QUEM É

A catarinense incorporou a sua cozinha as referências da avó baiana e do avô japonês. Como agrônoma, se apaixonou pelos orgânicos e tomou coragem para mudar de área. Começou com receitas no Instagram e hoje é chef em restaurante.

Ícone da cozinha prática, a torta de liquidificador é mão na roda pra quem está sem tempo. E essa receita, cedida a Nossa pela cozinheira Keterin Tiscoski, tem vantagens que vão além.

A aparência é do tipo que cria expectativas e as garfadas fazem a água na boca valer. Um dos motivos é a mistura inusitada do recheio: bacon, camarão, gengibre, abacaxi e páprica.

É prática, leve e tem uma combinação de sabores que explode na boca".

Torta de liquidificador de camarão - Keterin - Keterin
Massa amarelada com parmesão polvilhado por cima
Imagem: Keterin

O processo começa com um refogado preparado numa panela só. Além dos ingredientes citados, leva tomate, cebola-roxa, salsinha e leite de coco.

Esse último, aliás, é o segredo da massa. "No recheio, ele dá cremosidade e confere uma pegada tailandesa. Na massa, acrescenta sabor adocicado e gordura".

Ovos, farinha, amido de milho, água, sal, parmesão e óleo de girassol também entram no liquidificador.

Para a montagem, a ideia é untar uma assadeira com azeite de oliva, colocar metade do líquido, espalhar o recheio e verter o restante da massa. Por fim, polvilhar queijo parmesão por cima sem dó.

Torta de liquidificador de camarão - Keterin - Keterin
Na montagem, massa é colocada meio a meio
Imagem: Keterin

Em tempo: quem não gosta de comer camarão — ou tem intolerância — pode seguir a receita da mesma forma substituindo o crustáceo por frango desfiado ou cogumelo.

Confira a receita completa clicando na imagem abaixo:

Torta de liquidificador de camarão

Dificuldade Fácil
40 min
Ver receita completa

Tempero, I love you

A mãe de Katerin foi a sua primeira inspiração na cozinha. Ela ganhava a vida fazendo doces e pedia a ajuda da filha para abrir as forminhas, passar granulado nos brigadeiros e fazer outras atividades simples.

"É claro que eu ficava ao lado esperando para raspar a lata de leite condensado ou a panela de brigadeiro", conta a cozinheira, que atualmente vê as possibilidades dos salgados com mais empolgação do que a confeitaria.

"Desde pequena, eu gostava dos temperos. Eu adorava comer o kibe ainda cru para sentir o gosto e provava a massa da coxinha antes de frita".

Keterin - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Keterin é agrônoma, cozinheira e nunca faz a mesma receita todinha igual
Imagem: Arquivo pessoal

A catarinense que nasceu em Criciúma e mora em Forquilhinha, no mesmo estado, tem ligação próxima com o Nordeste. A avó trouxe de lá a mão boa para ervas e especiarias.

Como o avô é japonês, a mesa do dia a dia ainda ganhava influência oriental com missô (pasta fermentada de soja) e curry. "Eu aprendi a cozinhar vendo minha mãe e avó".

O tempero e a pimenta são a minha marca registrada".

Antes de colocar tudo à prova no Instagram, Keterin fez faculdade de agronomia e trabalhou na área. "Foi importante como cozinheira por me ensinar sobre agricultura familiar e os alimentos sazonais da nossa região".

Desde 2018, a sua vida mudou de curso e finalmente encontrou de vez com as panelas. "Comecei postando fotos de alguns pratos que fazia para comer em família e muitas pessoas começaram a pedir receitas. Tinha vergonha, mas o feedback positivo me incentivou a continuar".

O jeitinho de quem não segue receita à risca por gostar de dar um toque autoral fez a sua comida extrapolar o mundo digital. "Hoje, sou chef de cozinha de um restaurante de comida contemporânea, desenvolvo receitas pra marcas parceiras, faço eventos particulares e estou criando um curso de culinária saudável".