Topo

Pizza caseira de batata é sugestão prática e versátil para o jantar

Pizza de batata cozida e amassada leva coberturas variadas - Lela De Vincenzo
Pizza de batata cozida e amassada leva coberturas variadas Imagem: Lela De Vincenzo

Gabrielli Menezes

De Nossa

12/05/2021 04h00

Lela De Vincenzo

Lela De Vincenzo

QUEM É

Fez hotelaria na Suíça, gastronomia na França e abriu um negócio no litoral de SP. Cansada da vida de dona de restaurante, deu "tchau" à cozinha profissional. Por incentivo do marido, voltou ao ramo no mundo digital.

Pizza é delicioso de comer. Fazer em casa do zero, no entanto, pode ser bem trabalhoso. A massa precisa de tempo para descansar e se sai melhor em fornos que atingem altas temperaturas. Uma alternativa mais prática para matar a vontade é a pizza de batata.

Trata-se de uma versão feita com batata asterix cozida, espremida e misturada a um pouquinho de farinha, ovos, fermento e sal. Se for do gosto do cozinheiro e do freguês, alho e parmesão entram junto para dar mais sabor.

A receita, cedida a Nossa pela cozinheira Lela de Vincenzo, é prática — leva só uma hora — e versátil, já que a cobertura pode ir além da básica combinação de mussarela, tomate e orégano.

Confira o passo a passo completo clicando na imagem abaixo:

Pizza de batata da Vó Nena

Dificuldade Fácil
60 min
Ver receita completa

Receita de vó

Lela compartilha com quase 400 mil seguidores os pratos que faz em casa para comer com o marido. Ela cozinha, tira fotos, divulga as receitas e responde às dúvidas e aos comentários dos aprendizes a cozinheiros.

A produção de conteúdo dessa pizza, porém, seguiu um processo diferente. Seus pais viram potencial na receita herdada da avó e registraram o passo a passo para que a filha colocasse nas redes sociais.

Eu fiz um vídeo explicando e publiquei o material deles. Todo mundo acabou chamando a receita de pizza da "vó" Nena".

Pizza de batata - Instachef - Lela De Vincenzo - Lela De Vincenzo
Pizza retangular...
Imagem: Lela De Vincenzo
Pizza de batata - Instachef - Lela De Vincenzo - Lela De Vincenzo
... moldado de acordo com a forma
Imagem: Lela De Vincenzo

Conteúdo fake? Nem pensar

A família cultiva um carinho pelas panelas, mas foi na Europa que Lela aprendeu a cozinhar profissionalmente. Na Suíça, cursou hotelaria e, na França, gastronomia. Mais especificamente na prestigiada Le Cordon Bleu, de Paris.

Ao retornar para o Brasil, trouxe o aprendizado na bagagem e colocou os dotes em prática no restaurante que abriu com a família em São Sebastião, litoral de São Paulo. Chamado Maria Farinha, o estabelecimento teve vida breve: funcionou de 2004 a 2006.

"É muito difícil manter um restaurante que só opera de verdade na temporada. Me desencantei e voltei para São Paulo".

Na capital paulista, entrou na equipe de administração de uma multinacional, onde trabalhou o atual marido — seu principal freguês e incentivador. "Sempre postava meus jantares no Facebook e ele sugeria que eu criasse um blog. Tinha preguiça de escrever a receita".

O plano foi colocado em ação depois de Lela pedir demissão da empresa. O blog nasceu em 2013 e recebeu o nome de "Jantinha de Hoje". Ao longo de oito anos, foram ao ar mais de 8.500 receitas.

Mesmo depois de tanto tempo, o projeto se mantém fiel ao que promete: tudo que aparece nas redes sociais é, de fato, o que está no prato do casal que, agora, tem um filho.

Coloco o que a gente gosta de comer. Não faço simplesmente para postar".

"Quando conheci outros produtores de conteúdo, vi que todo mundo era bem regrado. Fazem tantos posts por dia, com hora marcada e tudo. Já eu sou meio rebelde. Sempre quis fazer na hora que eu queria. Não tenho regra para nada".

O trabalho descontraído e verdadeiro rendeu uma série de comidas boas e uma conexão real com os seguidores. "Meu marido não gosta de berinjela e todo mundo sabe que eu só faço quando ele viaja. Quando posto, logo já me perguntam se ele não está".