PUBLICIDADE
Topo

Pão de frigideira é super fácil de fazer e pode salvar seu jantar

Pão pode ser congelado pronto - Carol Ribas
Pão pode ser congelado pronto Imagem: Carol Ribas

Gabrielli Menezes

De Nossa

31/03/2021 04h00

Carol Ribas

Carol Ribas

QUEM É

Enquanto trabalhava numa multinacional como publicitária, ela fez uma pós-graduação na área de gastronomia. A mudança de carreira aconteceu com o nascimento da filha, Marcela, e a criação do perfil no Instagram Carol na Cozinha.

A "pãodemia" está aí para provar que fazer pão tem seus encantos. Mas não é nada fácil, especialmente quando se usa fermento natural, uma incrível e temperamental aglomeração de bactérias e leveduras.

Carol Ribas faz parte de um grupo "raiz", que se apaixonou por essa mágica que envolve água, farinha e sal faz tempo: em 2013. Ciente da dificuldade e da paciência que a pedida demanda, ela compartilhou com Nossa uma receita que todo mundo vai conseguir fazer.

Os mais avançados na prática, que já são pais de levain (nome francês para fermento natural), podem usar a cria no passo a passo. Não faz ideia do que estamos falando? Tudo certo: você vai recorrer ao fermento biológico seco e obterá um resultado igualmente satisfatório.

É um pão muito prático e rápido, que não precisa de forno superpotente e tem um tempo curto de descanso. É bem bacana para iniciantes".

Além de farinha, sal, água e fermento, a receita combina azeite e pouco de leite, que dá ao pão uma textura mais macia.

Confira as instruções completas clicando nos links abaixo:

Piadina

Dificuldade Fácil
7 porções
100 min
Ver receita completa

Piadina com fermentação natural

Dificuldade Fácil
7 porções
Ver receita completa

Rap 10 caseira?

pão de frigideira - Carol Ribas - Carol Ribas
Pão dobrado feito sanduba
Imagem: Carol Ribas

Com aparência chata, o pão fica entre o pita — também chamado de árabe — e a italiana piadina. Comparando a opções encontradas em mercados, a referência pode ser uma Rap 10 caseira.

A forma de comer vai de acordo com a criatividade. Dobrado, parece um sanduíche. Aberto, uma pizza. Já cortado, fica com vibe de aperitivo. Independentemente do formato escolhido, é ótimo para salvar o jantar:

"Gosto de ter algumas unidades prontas e congeladas. Sabe aquela refeição que sobrou uma carne desfiada? Juntando com o pão, você já tem um sanduíche gostoso para comer".

Para congelar, os pães podem ficar juntinhos que não grudam. Já na hora de descongelar, a dica é borrifar um pouco de água em cada um e revivê-los por 5 a 10 minutos no forno. A temperatura deve ser a mais baixa possível.

Mãe e chef

Piadina - Carol Ribas - Carol Ribas
Pão de frigideira é estilo piadina
Imagem: Carol Ribas

A atração pelo fogão começou com a história clássica: a interação com a família, mais especificamente com as avós. Mas cozinha só foi se tornar alternativa de profissão muitos anos mais tarde, quando Carol trabalhava como publicitária numa multinacional e passou por uma orientação profissional.

Decidiu, à época, cursar uma pós-graduação na área e aprofundar os estudos enquanto tocava o trabalho paralelamente. A virada de carreira de fato aconteceu com a demissão na volta da licença maternidade: "Entrei para as estatísticas".

A fase logo coincidiu com a introdução alimentar da filha, Marcela, hoje com 5 anos. "Como estava em casa, comecei a compartilhar no Instagram o que eu fazia para ela". A conta, que no início apresentava pratinhos lúdicos, começou a crescer e tornou-se o "Carol na Cozinha".

A página impulsionou Carol para outros trabalhos na área, como aulas de culinária, produção de material para redes sociais de marcas e food styling. Com a pandemia e a diminuição dos "jobs", ela criou ao lado de amigas a Tiam Presentes, que faz entrega de cestas personalizadas com comidinhas e outros afetos.