Topo

Praias e história: Albânia é opção barata para fugir do óbvio na Europa

Dhermi, destino da Albânia - Getty Images
Dhermi, destino da Albânia
Imagem: Getty Images

Priscila Carvalho

Colaboração para Nossa

01/02/2022 04h00

Localizada na península dos Balcãs, a Albânia é um país que revela muitas belezas naturais e serve como alternativa para viajantes que desejam economizar na Europa.

O país chama atenção além das praias e é um lugar repleto de muita história. Comunista até 1992, o país ainda tem resquícios do regime em diversos pontos turísticos.

Ao chegar na capital Tirana, é possível visitar bunkers (estrutura construída embaixo da terra), que foram transformadas em museus por conta do comunismo da época. O mais famoso é o Bunk'Art.

Bunk'Art, em Tirana, na Albânia - Lala Rebelo - Lala Rebelo
Bunk'Art, em Tirana, na Albânia
Imagem: Lala Rebelo
Bunk'Art, em Tirana, na Albânia - Lala Rebelo - Lala Rebelo
Bunk'Art, em Tirana, na Albânia
Imagem: Lala Rebelo

"Existem mais de 170 mil esconderijos para bombardeio nuclear. O ditador tinha mania de perseguição e construiu vários. Você está passeando na estrada e tem uma casa construída de um lado de bunker", diz a blogueira Lala Rebelo (@lalarebelo), que visitou o país em setembro de 2021.

Museu Kombëtar, em Tirana, Albânia - Unsplash/Douglas O - Unsplash/Douglas O
Museu Kombëtar, em Tirana, Albânia
Imagem: Unsplash/Douglas O

Mesmo com o "atraso" em relação a outros destinos turísticos da Europa, a capital Tirana está se desenvolvendo e tem seu charme, de acordo com a viajante.

Tirana está 'fervilhando'. Novos cafés, restaurantes, bares e uma vibe otimista, jovem. Um castelo de 1.300 (Tirana Castle) foi convertido em um centro com lojas e restaurantes, bem bacanas", conta.

Castelo de Tirana transformado em centro com lojas e restaurantes - Lala Rebelo - Lala Rebelo
Castelo de Tirana transformado em centro com lojas e restaurantes
Imagem: Lala Rebelo

Praias de encher os olhos

Mesmo não sendo ainda tão conhecida no verão como as praias da Itália e Grécia, a Albânia merece entrar na lista do viajante e tem até uma "Riviera" para chamar de sua.

A água é azul turquesa de explodir o 'turquesômetro'. Tem praias de pedrinhas, de areia branca fina, tem cavernas, passeios de barco. Cidades históricas, protegidas como patrimônio da humanidade pela UNESCO", destaca.

Lala Rebelo e o filho em passeio de barco pelas praias de Dhermi e Himara, na Albânia - Lala Rebelo - Lala Rebelo
Lala Rebelo e o filho em passeio de barco pelas praias de Dhermi e Himara, na Albânia
Imagem: Lala Rebelo

Como setembro já é considerada baixa temporada, ela diz que não pegou aglomerações ou lugares muito cheios — como é comum em muitas cidades por conta do verão europeu.

Ela recomenda duas praias que precisam ser visitadas por todos que exploram o lugar: Dhermi e Ksamil. "As praias fogem do clichê. Tem algumas que você só chega de trilha", reforça.

Doves Cove, em Dhermi, na Albânia - Lala Rebelo - Lala Rebelo
Doves Cove, em Dhermi, na Albânia
Imagem: Lala Rebelo

Para chegar até elas, o ideal é alugar um carro e estacionar nos locais próprios, já que transporte público é um pouco complicado na região e não oferta de linhas e horários sempre que o viajante precisar.

Ksamil, praia ao sul da Albânia - Lala Rebelo - Lala Rebelo
Ksamil, praia ao sul da Albânia
Imagem: Lala Rebelo
Ksamil, praia ao sul da Albânia - Lala Rebelo - Lala Rebelo
Ksamil, praia ao sul da Albânia
Imagem: Lala Rebelo

Lala também ressalta que o transporte facilita e muito a vida de quem está explorando o país, já que os mais idosos não falam inglês e muitos te ajudam somente com mimica. "O ideal é alugar um transfer ou fazer as coisas de carros. Eu tinha ouvido falar que estradas eram ruins, mas achei boas, só são mais simples. Mas o transporte público lá é um pouco bagunçado", relembra.

Caso o turista não goste de mar e areia, ela afirma que não há problema nenhum. O recomendado é explorar Berat, a cidade das mil janelas, e Gjirokaster, cidade bizantina, com construções de pedra.

Cidade de Berat, na Albânia - Lala Rebelo - Lala Rebelo
Cidade de Berat, na Albânia
Imagem: Lala Rebelo

Custo baixo e pouco luxo

Leke, a moeda da Albânia - Lala Rebelo - Lala Rebelo
Leke, a moeda da Albânia
Imagem: Lala Rebelo

Como a moeda do país é desvalorizada frente ao euro e até ao real, o lugar é ideal para entrar na lista de mochileiros e famílias que procuram destinos fora do óbvio e mais econômicos.

É possível achar hotéis bem charmosos e gastar R$ 400 no lugar mais turístico da Albânia, segundo a blogueira.

Ela ainda ressalta que para viajantes que desejam muito luxo, talvez o país não seja o mais indicado. Isso porque ele ainda está se modernizando e atraindo aos poucos turistas de todos os lugares do mundo.

Tem poucas redes de hotéis internacionais. Você não vai encontrar resorts. É um destino para você pensar, conhecer e aprender", diz.

Viagem na pandemia

Gjirokaster, na Albânia - Unsplash/Abenteuer Albanien/www.abenteueralbanien.de - Unsplash/Abenteuer Albanien/www.abenteueralbanien.de
Gjirokaster, na Albânia
Imagem: Unsplash/Abenteuer Albanien/www.abenteueralbanien.de

A Embaixada do Brasil em Tirana informa que a República da Albânia não impõe atualmente restrições ao ingresso de estrangeiros em seu território, inclusive brasileiros, respeitados os regimes de vistos e critérios de entrada e saída. Não são exigidos testes de contaminação pelo novo coronavírus. Cidadãos brasileiros em viagem de turismo estão dispensados de visto para entrada no país.

Porém, para os membros da União Europeia, a Albânia é considerada origem de risco e muitos países não aceitam passageiros provenientes do local, salvo seus próprios nacionais ou estrangeiros residentes e/ou exigem a apresentação de teste negativo para SARS-COVID-19 e/ou obrigação de quarentena.

Antes de eventual visita à Albânia, verifique as condições para, a partir daqui, continuar viagem ou regressar ao Brasil. Lembre-se de que a viagem Albânia-Brasil sempre dependerá de trânsito por terceiro país.

A partir de 30/12/2020, todos os viajantes, inclusive brasileiros, são obrigados apresentar à companhia aérea, antes do embarque para o Brasil, comprovação de realização de teste laboratorial RT-PCR até 72 horas antes do embarque ou teste antígeno em até 24 horas antes do embarque para rastreio de infecção pela covid-19, com resultado negativo/não reagente e Declaração de Saúde do Viajante (DSV) preenchida.

Maiores informações em http://tirana.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml