Topo

Dubai tem cinco atrações recordistas do Guinness. Saiba como conhecê-las

Vista aérea de Dubai, que comporta cinco atrações recordistas do Guinness - Daniel Zacatenco/Unsplash
Vista aérea de Dubai, que comporta cinco atrações recordistas do Guinness
Imagem: Daniel Zacatenco/Unsplash

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

28/01/2022 04h00

Em Dubai, nunca será exagero dizer que o céu é o limite. No riquíssimo emirado do Golfo Pérsico, a obsessão por obras grandiosas gerou um impressionante conjunto de arranha-céus, além de avenidas e de shopping centers que parecem não ter fim.

E, com tantas dimensões superlativas, não surpreende que Dubai tenha diversos locais que já entraram para o Guinness World Records — que podem ser conhecidos por turistas em poucos dias.

Quer subir no mais alto arranha-céu do planeta? Ou girar na maior roda-gigante do globo? A seguir, saiba como fazer estes e outros passeios recordistas.

Burj Khalifa

Burj Khalifa - Louie Nicolo Nimor/Unsplash - Louie Nicolo Nimor/Unsplash
Burj Khalifa
Imagem: Louie Nicolo Nimor/Unsplash

Mesmo rodeado por edifícios gigantescos, o Burj Khalifa se destaca (e muito) na paisagem de Dubai. Isso porque a obra é, segundo o Guinness, o mais alto prédio do globo, com quase 830 metros de altura e mais de 160 andares.

O edifício, que costuma comportar mais de 10 mil pessoas ao mesmo tempo, foi inaugurado em 2010 e demorou quase seis anos para ser erguido — consumindo investimentos de aproximadamente US$ 1,5 bilhão.

E diversas partes desta obra são abertas a visitas turísticas: mediante pagamento de ingresso, é possível ir, com os 57 elevadores de altíssima velocidade que percorrem 10 metros por segundo, até diferentes pisos na parte alta do Burj Khalifa, que oferecem mirantes incríveis para Dubai.

Nos 124º e 125º andares, por exemplo, o público curte espaços outdoor e indoor que propiciam visões de 360º da cidade, com o golfo Pérsico, a metrópole e paisagens desérticas sob os pés dos visitantes.

Vista do The Lounge Burj Khalifa - Max Bovkun/Unsplash - Max Bovkun/Unsplash
Vista do The Lounge Burj Khalifa
Imagem: Max Bovkun/Unsplash

E, para ficar um pouco mais alto, vale a pena subir até o 148º piso, que se encontra a 555 metros de altura e também conta com mirantes para admirar Dubai de ângulo privilegiado.

A ascensão rumo ao céu, entretanto, não para por aí: nos andares 152, 153, 154 da edificação, a mais de 580 metros do solo, opera o The Lounge, estabelecimento que serve café da manhã e drinques na hora do pôr do sol e à noite.

Vista do At.mosphere, no Burj Kalifa, em Dubai - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vista do At.mosphere, no Burj Kalifa, em Dubai
Imagem: Reprodução/Instagram

Há uma escadaria dentro do Burj Khalifa que tem nada menos do que 2.909 degraus e que chega ao 160º andar do edifício. Encara esta subida?

O Burj Khalifa tem em seu interior outro recordista do Guinness: o restaurante At.Mosphere, localizado no 122º andar, a 442 metros de altura e classificado pelo livro dos recordes como o mais alto restaurante em um edifício no mundo. E também alta é a gastronomia do local, com pratos refinados trazendo ingredientes como ostras, lagosta e carne de pato.

At.mosphere, no Burj Kalifa, em Dubai - Getty Images - Getty Images
At.mosphere, no Burj Kalifa, em Dubai
Imagem: Getty Images

Turistas endinheirados, além disso, podem dormir dentro do prédio: lá opera um hotel da marca Armani, com espaços luxuosíssimos desenhados pelo próprio Giorgio Armani e diárias que chegam a custar mais de R$ 10 mil.

Vale lembrar que, dos mirantes do Burj Khalifa, é possível ver, lá embaixo, a famosa Dubai Fountain, fonte com jatos de água que se movem em coreografia e ao som de música — e atingem dezenas de metros de altura.

Dubai Fountain - Raimond Klavins/Unsplash - Raimond Klavins/Unsplash
Dubai Fountain
Imagem: Raimond Klavins/Unsplash

Nem todo turista sabe, mas é possível fazer passeios de barco pelo lago artificial que existe junto ao Burj Khalifa. É uma maneira incrível de admirar o arranha-céu de um ângulo diferente.

Ain Dubai

Ain Dubai - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Ain Dubai
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Em 2021, foi inaugurada em Dubai a maior roda-gigante do mundo: a Ain Dubai, com 250 metros de altura (quase o dobro da roda-gigante London Eye, em Londres) e 48 cabines que, juntas, podem levar até 1.750 pessoas para um giro no céu.

Lembrando um pouco a parte interna do bondinho do Pão de Açúcar (mas com uma dimensão maior), o interior das cabines da Ain Dubai oferecem visão panorâmica para o público: a volta completa da roda-gigante dura aproximadamente 40 minutos e, durante o passeio, os turistas conseguem observar, lá em embaixo, alguns dos principais cartões-postais da cidade, como o hotel Burj Al Arab, o Burj Khalifa e o conjunto de ilhas artificiais Palm Jumeirah, famoso por causa de sua forma de palmeira deitada nas águas do Golfo Pérsico.

Vista de uma das cabines da Ain Dubai - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Vista de uma das cabines da Ain Dubai
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

As alturas atingidas pela Ain Dubai podem assustar pessoas que sofrem de vertigem, mas é fácil relaxar no percurso suave e cheio de belezas realizados pelo "brinquedo".

E as próprias cabines proporcionam um ambiente de entretenimento para os visitantes: em seu amplo interior, o público pode realizar eventos como jantares, festas de aniversário, pedidos de matrimônio e até casamentos.

Ain Dubai vista à noite - Tabreez/Unsplash - Tabreez/Unsplash
Ain Dubai vista à noite
Imagem: Tabreez/Unsplash

Além disso, a Ain Dubai está localizada em Bluewaters Island, ilha artificial que fica em uma das regiões mais divertidas de Dubai.

Ao sair da roda-gigante, faça um tour por esta área da cidade, que conta com ótimos restaurantes e calçadão com vista para uma agitada praia e para um trecho de mar por onde circulam iates tomados por turistas festeiros.

Dubai Mall

Entrada principal do Dubai Mall - Getty Images - Getty Images
Entrada principal do Dubai Mall
Imagem: Getty Images

Você não abre mão de fazer comprinhas em uma viagem ao exterior? Pois saiba que, em Dubai, está o Dubai Mall, classificado pelo Guinness como o shopping center com a maior área construída do mundo, com mais de 1,1 milhão de m².

Reserve pelo menos uma tarde inteira para explorar o local (e saiba que é muito fácil se perder em seus inúmeros corredores): o Dubai Mall abriga mais de 1.300 lojas e 200 estabelecimentos vendendo comida e bebidas, além de um estacionamento que comporta mais de 14 mil veículos.

Parte interna do Dubai Mall - Getty Images - Getty Images
Parte interna do Dubai Mall
Imagem: Getty Images

O shopping também tem uma pista de patinação no gelo de tamanho olímpico, mais de 20 salas de cinema e um aquário gigantesco, também recordista no Guinness World Records (saiba mais abaixo).

O tamanho do Dubai Mall é tão impressionante que acabou transformando este centro comercial em uma das principais atrações turísticas de Dubai. E é possível encontrar de tudo lá dentro, de grandes lojas de departamento como as Galeries Lafayette e a Bloomingdale's a dezenas de lojas de altíssimo luxo concentradas em um espaço chamado Fashion Avenue.

E também marca presença a área conhecida como The Souk, especializada em joias e produtos árabes.

The Souk, ao lado do Dubai Mall - Getty Images - Getty Images
The Souk, ao lado do Dubai Mall
Imagem: Getty Images

Uma visita ao Dubai Mall pode (e deve) ser combinada com a subida ao edifício vizinho do Burj Khalifa. O ingresso aos mirantes do arranha-céu, aliás, começa por dentro do shopping.

Dubai Aquarium & Underwater Zoo

Dubai Aquarium - Dubai Tourism/Divulgação - Dubai Tourism/Divulgação
Dubai Aquarium
Imagem: Dubai Tourism/Divulgação

Localizado dentro do Dubai Mall, este aquário abriga milhares de animais aquáticos representando mais de 140 espécies — e é classificado, pelo Guinness, como o maior aquário de shopping center do mundo.

No local, há pelo menos 400 tubarões e arraias, além de lontras, cavalos-marinhos, enguias, peixes coloridos e muitos outros animais fascinantes (o tanque principal do aquário tem 51 metros de comprimento e 11 metros de altura, permitindo que o público tenha uma visão ampla e cristalina de boa parte desta fauna).

Túnel do Dubai Aquarium - Dovi/Unsplash - Dovi/Unsplash
Túnel do Dubai Aquarium
Imagem: Dovi/Unsplash

Uma das principais atrações do Dubai Aquarium & Underwater Zoo é um túnel transparente de 48 metros de comprimento que pode ser atravessado pelos visitantes e propicia visão de 270º para muitas das espécies que vivem no aquário: ao cruzar o túnel, adultos e crianças ficam fascinados com tubarões, arraias e peixes exóticos passando sobre suas cabeças.

E há mais experiências imersivas para curtir no local, como alimentar arraias, mergulhar em um enorme tanque entre tubarões e ver de perto um crocodilo australiano que vive por lá (que tem 5 metros de comprimento).

Dubai Aquarium - Moon/Divulgação - Moon/Divulgação
Dubai Aquarium
Imagem: Moon/Divulgação

Além disso, em um espaço especial onde a temperatura varia entre 2º e 4ºC, os turistas têm a chance de admirar pinguins de verdade (em uma experiência inusitada, considerando que Dubai está em uma cálida região de desertos).

The Palm Fountain

The Palm Fountain - Reprodução/visitdubai.com - Reprodução/visitdubai.com
The Palm Fountain
Imagem: Reprodução/visitdubai.com

O conjunto de ilhas artificiais Palm Jumeirah (que, visto de cima, exibe a forma de uma enorme palmeira sobre as águas do Golfo Pérsico) é um dos locais mais impressionantes de Dubai.

Com aproximadamente 5 quilômetros de comprimento, esta obra abriga residências luxuosas, edifícios corporativos e hotéis de altíssimo padrão.

Além isso, no Palm Jumeirah está a Palm Fountain, classificada pela Guinness World Records como a maior fonte de show sincronizado de água do mundo.

Inaugurada em 2020, a fonte tem jatos de água coloridos que chegam a 105 metros de altura e fazem movimentos embalados por músicas pop do momento.

O espetáculo costuma ser realizado a cada 30 minutos entre o pôr do sol e a meia-noite: é um show grandioso que pode ser admirado bem de perto nesta área de Dubai.