Topo

Vila turística em Pomerode é eleita pela ONU como uma das melhores do mundo

O nome da vila, "Rota do Enxaimel", foi dado graças ao tipo de construção típica das casas erguidas pelos imigrantes alemães na região - Reprodução/Rota do Enxaimel
O nome da vila, "Rota do Enxaimel", foi dado graças ao tipo de construção típica das casas erguidas pelos imigrantes alemães na região Imagem: Reprodução/Rota do Enxaimel

De Nossa

03/12/2021 13h49

A Rota do Enxaimel, localizada no bairro de Testo Alto em Pomerode (SC), foi eleita nesta quinta (2) pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo.

O roteiro recebeu o selo "Best Tourism Villages" em cerimônia em Madri, na Espanha, com presença do Ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto. Na disputa estavam mais de 170 destinos de 75 países, mas a vila catarinense foi a única representante brasileira vitoriosa.

O título foi concedido após avaliação da ONU concluir que o destino turístico brasileiro se encaixa em seus padrões de desenvolvimento sustentável, com promoção da igualdade de gênero, produção de alimentos respeitando o meio ambiente e oportunidades de trabalho que oferecem condições dignas de vida aos habitantes.

A vila

A região rural da cidade recebeu este nome graças às casas em estilo enxaimel que abrigam uma comunidade de 3 mil pessoas — uma técnica de construção trazida pelos imigrantes germânicos da Pomerânia (região que inclui o norte da Alemanha e da Polônia) no século 19 em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.

Uma residência típica da região em Pomerode - Reprodução/Rota do Enxaimel - Reprodução/Rota do Enxaimel
Uma residência típica da região em Pomerode (SC)
Imagem: Reprodução/Rota do Enxaimel

Em percurso de cerca de 16 quilômetros, há 50 destas moradias já tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) devido ao seu valor histórico e cultural: esta é a maior vila de casas em enxaimel construída fora da Europa no mundo todo.

A estrutura do Recanto Kuglin, pousada no coração da Rota do Enxaimel - Reprodução/Rota do Enxaimel - Reprodução/Rota do Enxaimel
A estrutura do Recanto Kuglin, pousada no coração da Rota do Enxaimel
Imagem: Reprodução/Rota do Enxaimel

É possível conhecer toda a rota de carro, bicicleta ou através de um passeio guiado com um dos profissionais de turismo de Pomerode. Para quem desejar desbravar a região solo, todas as casas históricas já tombadas estão descritas e localizadas no site do roteiro. Apesar de a maioria ainda funcionar como residência dos moradores, há outras que recebem visitantes e hóspedes.

Rota do Enxaimel em Pomerode (SC) - Reprodução/Rota do Enxaimel - Reprodução/Rota do Enxaimel
O Clube Cultural Caça e Tiro XV de Novembro ensina não só o manejo de armas como realiza algumas das festas da região
Imagem: Reprodução/Rota do Enxaimel

A comunidade do Enxaimel ainda preserva a história, costumes e a gastronomia dos imigrantes nos estabelecimentos e atividades, como nos dois clubes de caça e tiro, na Igreja Luterana local e na escola bilíngue, que ensina às crianças em português e alemão.

Rota do Enxaimel em Pomerode (SC) - Reprodução/Rota do Enxaimel - Reprodução/Rota do Enxaimel
Os biscoitos e doces do KeksHaus Emporium
Imagem: Reprodução/Rota do Enxaimel

Outros pontos imperdíveis para visitantes são a fábrica da Nugali Chocolates; a Delicaten Bolachas e Cucas, onde dona Elia Maske produz o Stollen, o "panetone" alemão; além do KeksHaus Emporium, uma loja de fábrica de bolachas artesanais fundada pela pioneira Eleonora Pein que ainda vende pães, cucas, geleias, conservas e artesanatos.

A cerveja Zinke é produzida em Pomerode - Reprodução/Rota do Enxaimel - Reprodução/Rota do Enxaimel
A cerveja Zinke é produzida na Rota do Enxaimel
Imagem: Reprodução/Rota do Enxaimel

Aqueles que decidirem brindar a viagem podem visitar a Currywurst Choperia, que oferece a cerveja Zinke, de fabricação própria e alinhada às Leis de Pureza da Bavária, no local. O cardápio ainda inclui pratos típicos como Schnitzel, Hackepeter, Hambúrguer Germânico, entre outros petiscos.

Morro do Schmidt - Reprodução/Rota do Enxaimel - Reprodução/Rota do Enxaimel
Morro do Schmidt
Imagem: Reprodução/Rota do Enxaimel

Ainda na Rota do Enxaimel está o ponto mais alto de Pomerode, o Morro do Schmidt, a 931 metros de altura. Anteriormente chamado Kroeningsberg, o pico é conhecido pelo seu lindo pôr do sol e por funcionar como uma espécie de mirante para avistar as construções da cidade.

Fãs de bike que quiserem encarar a subida, se preparem: ela está entre as 100 mais difíceis do Brasil.