Topo

Com tradição alemã, cidade de Santa Catarina tem árvore de Páscoa gigante

Árvore de Páscoa de 15m de altura, tradição alemã importada pela cidade de Pomerode - Rejane Koch Goede/Divulgação
Árvore de Páscoa de 15m de altura, tradição alemã importada pela cidade de Pomerode Imagem: Rejane Koch Goede/Divulgação

13/03/2015 12h00

Páscoa é tempo de ovos, coelhinhos, chocolates e árvores decoradas. Não, não estamos confundindo as tradições. É assim em Pomerode (SC), que fica a cerca de 20 km de Blumenau. Orgulhosa por ser a cidade mais alemã do Brasil, ela segue os costumes do país europeu para lembrar a ressurreição de Jesus na crença cristã. Isso envolve uma árvore de Páscoa - e não é qualquer árvore. Em Pomerode fica a maior do mundo, feita com 80 mil cascas de ovos decorados, atingindo 15 metros de altura.

A Festa de Páscoa, chamada por lá de Osterfest, começou no último dia 5 e se estende por um mês, de quinta a domingo, até a Páscoa, no dia 5 de abril. São diversas as tradições trazidas da Alemanha. “Acordamos bem cedinho no domingo. Sem falar e em jejum vamos até uma fonte e pegamos água. Guardamos em garrafas e ela é usada durante todo o ano para cuidar da saúde da família”, conta dona Rosemeri Milchert, de 42 anos, que herdou o costume do avô e o passou para seu marido e três filhos.

Outra tradição mantida pela família é a Osterstüppen. Uma serenata realizada na madrugada de sábado para domingo que passa de casa em casa celebrando a ressurreição de Jesus. “É uma alegria sempre. Eles tocam lindas canções e nós oferecemos comidas e bebidas”.

O Centro Cultural da cidade recebe a Ostermarket, uma feira de artesanato de Páscoa, assim como oficinas voltadas para adultos e crianças, e apresentações culturais, sempre aos sábados, a partir das 16h, com grupos folclóricos, corais, bandas e balé. Já em frente ao Teatro Municipal está a Osterbaumplatz, com diversas árvores decoradas montadas por empresários da região, instituições da cidade e pelos ovos pintados pelas crianças nas oficinas de pintura.

No dia 14 acontece o Passeio Ciclístico, em um percurso de quatro quilômetros percorridos por bicicletas decoradas. Já no dia 28 é a vez da Caça aos Ovos, atividade que promete reunir pais e filhos na busca por ninhos e ovos em um trajeto entre a Praça Jorge Lacerda e o Centro Cultural. São esperadas mais de 60 mil pessoas nos dias de festa.