PUBLICIDADE
Topo

Sandy é "chapeira" e não come alho: 5 curiosidades culinárias da cantora

"Sandy + Chef": novo programa da HBO mostra novos lados da cantora queridinha pelo Brasil - Victor Affaro
"Sandy + Chef": novo programa da HBO mostra novos lados da cantora queridinha pelo Brasil
Imagem: Victor Affaro

Gabrielli Menezes

De Nossa

18/11/2021 04h00

O Brasil assiste à carreira de Sandy desde que ela explodiu na TV, aos 6 anos, ao lado de Junior. Após mais de três décadas de aparições na mídia, a desenvoltura com as câmeras, o contato estreito com a família e a voz que sai sem esforço só são novidade se colocadas num contexto inédito.

Foi isso que fez a HBO Max ao convidar a cantora para o novo programa "Sandy + Chef". Na versão brasileira da atração que começou nos EUA com Selena Gomez, Sandy sai da zona de conforto e coloca à prova sua habilidade na cozinha.

A cada episódio, ela conta com a ajuda remota de um chef diferente. Participam do programa Paola Carosella, João Diamante, Tsuyoshi Murakami e mais.

O marido, Lucas Lima, os pais, Xororó e Noely Lima, e outros convidados provam a refeição ao final do programa — e também dão uma mãozinha nas preparações, quem incluem filetar peixe e fazer massa caseira do zero.

Em Sandy + Chef, família deu uma "mãozinha" e aprovou os pratos da cantora - Divulgação - Divulgação
Em Sandy + Chef, família deu uma "mãozinha" e aprovou os pratos da cantora
Imagem: Divulgação

"Ter a família comigo facilitou bastante a vida. Eles deram apoio moral e ajudaram na logística. Mas, mesmo sem eles, seria incrível. Adoro um desafio", comenta Sandy.

Eu, que já era apaixonada por cozinha, quero que isso vire um dos meus hobbies principais".

A estreia do programa no serviço de streaming mostrou novas facetas da cantora e colocou algumas pulgas atrás da orelha do público: ela cozinha desde quando? Será que come de tudo? Tem algo que gosta mais de cozinhar?

Conversamos com Sandy e selecionamos 5 fatos curiosos sobre a relação dela com a comida. Confira:

1.
Se interessa por cozinha desde criança

Bastidores de 'Sandy + Chef', novo reality da HBO Max - Divulgação - Divulgação
Bastidores de "Sandy + Chef", que estreou em 11 de novembro
Imagem: Divulgação

Desde pequena, Sandy precisou entrar numa rotina corrida e se dividir entre shows, viagens e a escola. A pausa para respirar acontecia na casa da família fora do Brasil.

Durante as férias, ela, o irmão e os pais viviam uma vida "normal" no exterior e, sem a ajuda de funcionários, dividiam as tarefas domésticas.

"Minha mãe ia para a cozinha e eu me lembro de pedir para fazer coisas que não eram tão arriscadas, como temperar o arroz".

De acordo com a cantora, sua avó também mandava bem nas panelas. "Me lembro da panqueca de carne moída e de uma lasanha maravilhosa de berinjela".

2.
Tem uma chapa na cozinha de casa e da fazenda

Story feito por Lucas Lima: Sandy adora chapas - Reprodução - Reprodução
Story feito por Lucas Lima: Sandy no comando da chapa
Imagem: Reprodução

Nas idas para os Estados Unidos, Sandy experimentou o arroz frito ao estilo japonês preparado no hibachi, aparelho típico de ferro fundido. "De tanto ir ao restaurante e pedir a mesma coisa, fui aprendendo e tentando reproduzir em casa".

O gosto que a cantora pegou pelo prato é tão grande que, na construção de sua casa num condomínio de luxo em Campinas, ela decidiu colocar uma chapa no meio da cozinha.

O investimento também foi útil para as noites de hambúrguer ou sanduíche em família. "Faço hambúrguer caseiro smash, que é prensado".

A gente gosta muito de se reunir ao redor da chapa. Temos outra na fazenda".

3.
É a doceira da família e "especialista" em cookies

Antes do nascimento do filho Theo, hoje com 7 anos, Sandy às vezes usava o tempo livre para fazer sobremesas. As receitas saiam de livros de culinária e sites, mas nem sempre eram seguidas à risca.

"O que eu gosto mesmo é de tentar inventar, da sensação de não saber o que vai dar e depois se surpreender".

A pedida que a fez ganhar fama como doceira em casa é o cookie. "É um sucesso enorme por aqui. O segredo está na textura. Quando cru, tem que ficar como se fosse um sorvete de massa. Coloco bicarbonato para crescer um pouquinho e não deixo assar demais".

4.
É estabanada e ansiosa na cozinha

Sandy + Chef - Victor Affaro - Victor Affaro
"Sou estabanada, ansiosa, não planejo e saio fazendo"
Imagem: Victor Affaro

Sandy assume que paciência não está entre as suas qualidades. "Sempre me atraí pela cozinha, mas tenho pouquíssima prática. Sou estabanada, ansiosa, não planejo e saio fazendo".

Depois do "intensivão" com profissionais durante o programa, ela acredita que cozinheiros amadores se saem melhor ao manter a calma e a concentração. "A gente está lidando com fogo, faca, panela quente, ralador... São coisas que machucam".

Outra dica que ficou dos episódios é fazer o mise en place (termo francês que significa deixar à mão tudo que usará antes de começar a cozinhar). "A organização deixa tudo mais profissional. Flui melhor".

A cozinha é uma química que acontece na sua frente. Se deu o tempo de cocção e você estava na geladeira procurando o que usar, já era. Acontecia muito comigo".

5.
Tem restrições alimentares curiosas, tipo alho e cebola

Sandy + Chef - Alexandre Virgilio - Alexandre Virgilio
Sandy dispensa alho e cebola
Imagem: Alexandre Virgilio

Apesar do carinho pela gastronomia, Sandy tem algumas restrições alimentares. Prefere abusar das ervas e das especiarias do que colocar sal em excesso e tem intolerância a alho. "Meu estômago é sensível".

Cebola também passa longe dos seus vegetais favoritos. Mas pior mesmo é pimentão.

Ela torce o nariz para carnes "estranhas" vindas do mar — entende-se: ostra, polvo, mexilhão e lula.

As questões se estendem para viagens. "Tem alguns lugares que eu fico tensa. O que se come na Alemanha, por exemplo, não tem nada a ver com o meu gosto". Felizmente, ao longo da temporada de "Sandy + Chef", os cozinheiros conseguiram reverter alguns "preconceitos".

Percebi como é mais fácil experimentar o que você não gosta se for feito de um jeito apropriado por alguém que estuda e entende do assunto".