Topo

Marca tradicional produz ketchup com tomates cultivados em 'solo marciano'

O ketchup Heinz "marciano": produto pode sinalizar um novo caminho para a exploração espacial - Divulgação
O ketchup Heinz 'marciano': produto pode sinalizar um novo caminho para a exploração espacial Imagem: Divulgação

De Nossa

15/11/2021 11h05

A Heinz, tradicional marca de ketchups, anunciou uma produção limitada do molho feita com plantação de tomates cultivados em condições idênticas às do solo de Marte.

Segundo a empresa, o projeto "Heinz on Marz" foi bem-sucedido e não houve perda de sabor, textura ou consistência no condimento, que não será comercializado em nenhum país.

Um time de 14 astrobiólogos trabalhou por nove meses na iniciativa, coordenada pelo Aldrin Space Institute, que fica dentro do Florida Institute of Technology, nos EUA. Eles observaram e ajustaram as condições de solo, temperatura e umidade para imitar os parâmetros já conhecidos de solo marciano durante o cultivo dos tomates.

O ex-astronauta da NASA Mike Massimo disse ao CNN Business que os resultados dessa iniciativa sinalizam avanços que podem significar mais do que apenas um bom ketchup.

Ele explicou que o molho é frequentemente usado em estações espaciais para reidratar a comida disponível a bordo, mas que esta experiência pode indicar que é possível produzir alimento em Marte ou em solos terrestres não ideais, como resultantes de desmatamentos e mudanças climáticas.

O cientista Andrew Palmer, que liderou a equipe do Aldrin Space Institute, afirmou ainda ao canal que, até o momento, a maior parte dos esforços para cultivar vegetais em condições semelhantes às do planeta vermelho envolviam plantas de crescimento curto. "O que este projeto fez foi olhar para a colheita de longo prazo."

Ele considerou "um sonho que se torna realidade" obter uma colheita boa o suficiente para se tornar ketchup. Para provar que o produto resistiria a um voo espacial, os cientistas mandaram uma garrafa a uma distância de mais de 35 km do solo, em uma zona da atmosfera em que as temperaturas cairiam a quase - 35ºC, antes da aterrissagem. As informações são do The New York Post.

De acordo com a companhia, o ketchup sobreviveu aos testes e será provado pela equipe de astronautas e pesquisadores do Aldrin Space Institute amanhã (10), durante uma transmissão ao vivo através das redes da marca ao meio-dia.