Topo

Pão australiano pode ser feito em casa; aprenda receitas fáceis

Pão australiano é queridinho de pratos como hambúrgueres - Getty Images/iStockphoto
Pão australiano é queridinho de pratos como hambúrgueres
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Samantha Cerquetani

Colaboração para Nossa

11/11/2021 04h00

É provável que você já tenha experimentado o pão australiano como entrada de pratos ou acompanhando carnes em algum restaurante. Com um sabor bastante marcante e levemente adocicado, ele também é conhecido como aussie bread.

Além disso, a sua textura é macia, a coloração é mais escura e possui uma casca crocante, o que o torna um pão bastante diferenciado, agradando diversos paladares.

Há diferentes receitas disponíveis para a produção do pão australiano, no entanto, na maioria das vezes, encontramos: farinha de centeio, açúcar mascavo, mel e cacau em pó. Esses ingredientes mais escuros dão a característica final ao pão.

Receitas de pão australiano podem ser diferentes, mas regras da panificação valem para todas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Receitas de pão australiano podem ser diferentes, mas regras da panificação valem para todas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De acordo com César Almada, docente da área de gastronomia do Senac São Paulo, é uma receita de fácil preparo.

O maior segredo está em reconhecer o ponto certo de hidratação da massa e a técnica para modelagem ou fazer o pão boleado. Isso garante que ele tenha esta característica tradicional do pão como é conhecido no Brasil", destaca.

Bastante versátil, o pão australiano combina com manteiga noisette ou caseira e carnes vermelhas assadas na brasa. Mas também pode ser servido durante o café da manhã ou da tarde com um cafezinho.

"Embora seja adocicado, esse tipo de pão acompanha lanches com hambúrguer e molho barbecue. O importante é apreciar o sabor e deixar sua imaginação inovar nas combinações", opina João Victor de Lima, chef do bistrô Nonna Lilla.

O que ele tem de diferente

Um item que merece atenção especial é o mel na receita. Há várias opções no mercado, mas é fundamental buscar um que tenha qualidade e seja puro: sem outros ingredientes como xaropes ou corantes.

Além disso, verifique se há o selo de autenticação do SIF (Serviço de Inspeção Federal), que confirma a boa procedência do mel. Para uma versão vegana, substitua por melado de cana.

Pão australiano permite receita vegana, com melaço de cana - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pão australiano permite receita vegana, com melaço de cana
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Segredos do pão

Para quem ainda não tem o conhecimento técnico na área de panificação, o ideal é seguir o passo a passo da receita. Todo preparo de pão exige cuidados na produção. Fique atento aos utensílios indicados, na temperatura do forno, na quantidade dos ingredientes e como misturá-los.

Para a sova da massa com a batedeira, use potência alta e com o batedor gancho (próprio para massas pesadas). Comece misturando em velocidade baixa até que todos os ingredientes estejam agregados. Sove por mais cinco minutos. "Tome cuidado para não superaquecer a batedeira, já que o calor antes da hora afeta o fermento e atrapalha o crescimento da massa", indica Almada.

Outra opção é a sova manual, que exige um pouco de esforço físico. Segundo o especialista, a massa deve ser sovada em uma bancada lisa, com movimentos que enrolem sem grudar.

Nesse momento, não coloque mais farinha de trigo, caso contrário, a massa tende a ficar dura. Sove até desenvolver o glúten para ficar uma massa homogênea e elástica", completa.

Evite os erros mais comuns

  • Colocar o sal e o fermento ao mesmo tempo e no mesmo lugar; isso afeta o crescimento do pão;
  • Acrescentar mais farinha na bancada para o pão não "grudar" durante a sova;
  • Usar frutose industrializada, xarope de glucose ou glicose para substituir o mel;
  • Usar achocolatado para substituir o chocolate em pó ou o cacau da receita.

O excesso ou a pouca hidratação resulta em uma massa mais dura ou mais mole. Isso dificulta a modelagem. Para evitar que a situação aconteça, coloque mais água no início da mistura e complete conforme sentir necessidade.

Pão australiano é mais escuro e adocicado - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Pão australiano é mais escuro e adocicado
Imagem: Arquivo pessoal

Deixar a massa descansar impede que o pão australiano fique duro e pesado. Por isso, é importante respeitar essa etapa. O ideal é deixar a massa em temperatura ambiente até dobrar de tamanho: pode levar cerca de 2h. Na dúvida, siga a receita.

Tanto para o formato ovalado quanto para o arredondado, escolha uma forma de alumínio que não seja fina. O ideal é que não seja um utensílio que passe o calor rapidamente, evitando que o pão queime por fora antes mesmo de assar por dentro. As formas de rocambole ou bolo inglês são boas opções.

Não se esqueça de pré-aquecer o forno entre 160°C a 200°C. O tempo costuma variar: geralmente cerca de 10 minutos já é o suficiente para o forno estar na temperatura ideal. No entanto, alguns demoram de 15 a 30 minutos.

Carinha rústica

Para dar um toque final na massa, polvilhe com fubá antes de levar ao forno: isso garante que o pão australiano fique com uma aparência mais rústica. Após o tempo de preparo, retire do forno, desenforme e deixe esfriar antes de cortar.

Ficou com água na boca? A seguir, veja receitas para colocar a mão na massa: