PUBLICIDADE
Topo

Aprenda a fazer o croque monsieur, o "misto quente" com sotaque francês

Croque monsieur, receita clássica francesa é ótima para o inverno - Getty Images/iStockphoto
Croque monsieur, receita clássica francesa é ótima para o inverno Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

10/09/2021 04h00

O croque monsieur é um clássico francês que lembra o tão conhecido misto quente. A grande sacada da receita é regar o pão com molho branco (bechamel) antes de ir ao forno gratinar.

O resultado é um sanduba delicioso e cheio de cremosidade. A convite de Nossa, Pedro de Bem, conhecido nas redes sociais como "rakun.p", demonstra o passo a passo em vídeo.

Aperte o play e clique nas setinhas para conferir a sequência completa:

Destrinchando a receita

O processo começa pelo molho bechamel. Leve ao fogo médio 1 litro de leite. Corte meia cebola e prenda uma folha de louro nela com a ajuda de cravos (no máximo cinco). Quando ferver, desligue o fogo.

Em outra panela, faça o roux, que serve para engrossar o molho. Para isso, junte três colheres de sopa de farinha de trigo e a mesma quantidade de manteiga. Misture bem e cozinhe até ficar amarelo-ouro.

Croque monsieur - UOL - UOL
Imagem: UOL
Croque monsieur - UOL - UOL
Imagem: UOL

Adicione o roux no leite e bata com um fouet. Cozinhe novamente em fogo baixo até ficar na consistência que deseja. Acerte o sal e a pimenta-do-reino. Se quiser, coloque noz-moscada ralada. Reserve.

Toste as fatias de pão de forma ou brioche com manteiga na frigideira e monte o sanduíche com presunto, cru ou cozido, e queijo. Pedro usa o gruyère. Por cima, coloque o molho branco e mais queijo ralado. Leve para gratinar a 200 graus.

Croque monsieur - UOL - UOL
Imagem: UOL
Croque monsieur - UOL - UOL
Imagem: UOL

Brioche

Na seção de vídeos Gastronobásico, do YouTube de Nossa, você aprende a cozinhar clássicos da cozinha, como o brioche. Assista à receita e deixe o seu croque monsieur ainda mais especial.