Topo

Como fazer pão na chapa com crostinha de requeijão

Julia Chequer/Folhapress
Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Gabrielli Menezes

De Nossa

27/08/2021 11h50

Uma "evolução" do pão na chapa, o pão na chapa com requeijão na entrada é sucesso nas padarias tradicionais e moderninhas.

O termo quer dizer que o requeijão é passado no pão antes de entrar em contato com a superfície quente. O resultado? Uma casquinha dourada e deliciosa que esconde outra camada cheia de cremosidade.

Requeijão: quanto mais grosso, melhor - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Requeijão: quanto mais grosso, melhor
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Cláudia Belintani Abbud, sócia da Padoca Filosófica, em São Paulo, nos ajudou a revelar os segredos do preparo e explica como reproduzir esse clássico em casa.

Antes de partir para o passo a passo, vamos falar dos ingredientes.

Prefira pães crocantes por fora, como baguete, pão rústico e o trivial pão francês. Quem quiser ousar um pouco mais pode apostar no pão de queijo.

O requeijão, por sua vez, precisa ter consistência. Aqueles bem ralos não servem — espalham-se pela chapa ou frigideira, fazem uma sujeira danada e não criam crosta. Catupiry e cream cheese são opções bacanas de substituição.

Como fazer

Pão na chapa com requeijão - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

Comece passando um pouco de manteiga no pão. Isso mesmo, manteiga. Leve o pão para a frigideira antiaderente em fogo baixo.

Assim que o miolo ganhar mais estrutura, retire o pão e passe uma camada de cerca de um centímetro de requeijão. Aumente o fogo e, quando estiver bem quente, coloque o pão com o requeijão virado para baixo e não toque mais nele.

É importante não ficar mexendo enquanto a casquinha se forma. O pão deve ficar quietinho".

Assim que a crosta se formar e estiver dourada, passe uma espátula de silicone entre a frigideira e o requeijão. Ele irá se desgrudar aos poucos. Consuma na hora — se esfriar, murcha.