Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Cadela obesa que não conseguia andar perde 6,3kg e já pode correr

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 12h03Atualizada em 11/11/2021 12h03

Uma cadela dachshund, raça também chamada de "salsicha", estava tão obesa, que não conseguia mais andar. O caso aconteceu no Reino Unido e, depois de ser tratada, ela já pode correr pelo gramado de sua nova casa.

Miri, de 7 anos, começou a ganhar peso depois que seu dono adoeceu e não conseguia mais sair para passear com ela. Fotos antigas mostram que a barriga e o peito da cadela tocavam o chão enquanto ela andava.

Ela chegou a pesar 12kg, segundo o jornal The Mirror. O tabloide conta ainda que ela também tinha dificuldade em ficar de pé, pois as pernas traseiras mal podiam suportar o seu peso.

Com a piora da saúde de seu antigo tutor, Miri foi resgatada pelo grupo voluntário Dachshund Rescue UK e, após ganhar uma nova casa, entrou em um programa para perder peso, com ajuda do nova dona, Jean Fitch, de 55 annos, e de veterinários que a acompanhavam.

Era importante que a dieta de Miri não fosse muito extrema, pois a mudança repentina poderia ter causado mais danos. Em seis meses, ela atingiu a média de peso saudável para sua raça, de 6,3 kg.

Jean, uma enfermeira de acupuntura aposentada, disse que sempre teve cães dessa raça, mas nunca tinha visto um tão grande quanto Miri.

"Nos disseram que Miri estava um pouco acima do peso, mas não sabíamos que era tanto. A primeira vez que a vi, ela estava enrolada em um cobertor no banco do passageiro de um carro, com a cabecinha aparecendo. Só quando ela foi retirada é que percebi a gravidade da situação", contou ela.

"Miri foi de só barriga para só orelhas", brincou ela em um post nas redes sociais.