Topo

Covid impede seleção do Guia Michelin para restaurantes de Rio e São Paulo

Palmito, vatapá, leite de coco e taioba: ingredientes brasileiros no premiado D.O.M. - Ricardo D"Angelo/Divulgação
Palmito, vatapá, leite de coco e taioba: ingredientes brasileiros no premiado D.O.M. Imagem: Ricardo D'Angelo/Divulgação

De Nossa

20/08/2021 12h40

O tradicional e prestigiado Guia Michelin, que anualmente dita o melhor da gastronomia internacional a paladares diversos ao redor do globo, não apresentará sua seleção de restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo em 2021.

De acordo com o anúncio foi feito pela empresa à imprensa nesta sexta (20), a pandemia da covid-19 impôs restrições de viagens que impediram a avaliação dos inspetores às casas no país e, por isso, "não foi possível realizar uma seleção justa, relevante e confiável".

"Não divulgar a seleção 2021 dos restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo é obviamente uma decisão difícil e uma triste notícia, não só para nossas equipes, mas também para quem confia em nós e para os restaurantes. No entanto, é para manter esta relação tão especial e preciosa que temos construído com eles, que decidimos não lançar uma seleção que não refletisse fielmente a qualidade e excelência gastronômica dos restaurantes, bem como o talento dos seus chefs", explicou Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Michelin.

Segundo a Michelin, as seleções examinam cinco critérios específicos em cada casa: qualidade dos ingredientes; domínio das técnicas culinárias; harmonia dos sabores; personalidade do chef expressa na cozinha e a consistência tanto no menu como nas visitas regulares.

"Avaliamos experiências presencialmente nos restaurantes e, adaptando-nos às situações de cada destino, precisamos preservar a qualidade de nossas recomendações e o respeito ao método de avaliação, ao mesmo tempo em que asseguramos que nossas equipes realizem seus trabalhos de forma segura", justificou ainda Poullennec. Diante da falta de dados suficientes para julgar os restaurantes, a empresa decidiu manter em 2021 as estrelas recebidas por casas brasileiras no último ano.

Apesar da impossibilidade de realizar as inspeções de maneira consistente, a Michelin se compromete a continuar a oferecer recomendações de casas no Rio de Janeiro e em São Paulo em suas plataformas digitais para "valorizar a resiliência dos profissionais do Brasil".