Topo

Nova York passa a exigir vacinação de visitantes de museus e funcionários

Vista aérea do Washington Square Park, um dos marcos do Greenwich Village em Nova York - Getty Images/iStockphoto
Vista aérea do Washington Square Park, um dos marcos do Greenwich Village em Nova York Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

16/08/2021 14h02

Nova York, nos Estados Unidos, exigirá prova de vacinação de seus funcionários e visitantes de museus. A informação foi noticiada pelo jornal The New York Times e confirmada pelo prefeito Bill de Blasio em transmissão ao vivo da prefeitura da cidade.

A medida é parte da iniciativa "Key to NYC" (Chave para NYC), divulgada no início do mês e que entra em vigor a partir de amanhã (17), para combater o avanço da variante delta do coronavírus.

O texto assinado pelo prefeito diz que para a entrada em estabelecimentos comerciais — e agora culturais — é necessário apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinação ou sua versão digital (através de aplicativo do governo local) que prove a imunização com, ao menos, a primeira dose de uma vacina aprovada nos EUA contra a covid-19.

O país reconhece os imunizantes da Pfizer/BioNTech, Janssen e Moderna e a exigência vale para quaisquer maiores de 12 anos de idade. Crianças menores do que esta faixa etária, que não podem ser vacinadas no país, devem estar acompanhadas de um adulto vacinado e devem usar máscaras para frequentar não só museus como casas de shows, teatros, aquários, zoológicos, galerias e mais.

Segundo o The New York Times, os 33 museus e estabelecimentos culturais que fazem parte do Cultural Institutions Group (Grupos de Instituições Culturais) discutiram a exigência com a prefeitura nas últimas semanas e houve unanimidade sobre a necessidade da exigência de vacinação, além de apoio ao projeto de Bill de Blasio — o primeiro do tipo nos Estados Unidos.

No entanto, há preocupação em relação aos custos da operação, diz o jornal, já que estes espaços sofreram grandes perdas de caixa com a redução de jornada e diminuição da capacidade nos últimos meses e ainda não viram recuperação.

Segundo o anúncio feito pelo prefeito hoje (16), a partir de 13 de setembro 570 fiscais examinarão o cumprimento das medidas de porta em porta pela cidade. Cada CEP deve receber uma inspeção a cada três semanas.

O projeto contou, durante a transmissão, com um discurso de apoio do celebrado chef David Burke, que encorajou os cidadãos locais a se vacinarem para que possam recuperar a indústria do turismo, cultura e gastronomia. Além dele, o rapper Greg Nice anunciou os primeiros shows sob as novas diretrizes ao lado de estrelas do hip-hop, que devem acontecer no Bronx esta semana.

Com cerca de 67,5% dos adultos completamente vacinados e 72,4% com ao menos uma dose, a cidade ainda anunciou que vacinará os residentes imunossuprimidos ou imunodeprimidos, como aqueles que passaram por transplantes, que tomaram as vacinas da Pfizer ou da Moderna com uma terceira dose.