Topo

Aeroporto de Brasília realiza embarque com reconhecimento facial biométrico

Os embarques com biometria já começaram no Aeroporto de Brasília - Divulgação
Os embarques com biometria já começaram no Aeroporto de Brasília Imagem: Divulgação

De Nossa

13/08/2021 14h08

O Aeroporto de Brasília realizou ontem (12) seu primeiro embarque com reconhecimento facial biométrico, que dispensa a checagem da passagem ou dos documentos do viajante.

A tecnologia é parte do programa Embarque + Seguro, do governo federal, e já foi testada anteriormente em apenas cinco aeroportos no Brasil: Florianópolis (SC), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Belo Horizonte (Confins) e Congonhas (SP).

Como funciona?

No momento do check-in, o passageiro é convidado a participar do Embarque + Seguro. Ao concordar, recebe uma mensagem no número de celular que informou, solicitando autorização para que o programa obtenha seus dados, como o CPF e uma foto.

Se o turista concordar, o atendente da companhia aérea usa um aplicativo para realizar a validação biométrica, comparando os dados disponíveis em bases de dados do governo e a foto. Em seguida, o passageiro está liberado para passar pelo ponto de controle biométrico, na entrada do embarque na aeronave, que faz o reconhecimento facial.

Para que serve?

De acordo com o Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, o objetivo da novidade é tornar o embarque mais ágil, diminuir as filas no acesso à sala de embarque e às aeronaves e, com isso, os custos do funcionamento dos aeroportos. "Além de a medida ser segura do ponto de vista sanitário ao dispensar o manuseio de papéis durante a pandemia, o reconhecimento facial permite a identificação precisa dos passageiros em poucos segundos."

O Embarque + Seguro já foi testado em 157 voos das companhias aéreas Latam, Gol e Azul com mais de 2.600 passageiros até agora. Os dados de passageiros serão mantidos em segurança, segundo informou o Aeroporto de Brasília, pela Lei Geral de Proteção de Dados.

"Os testes começaram em outubro do ano passado e serão encerrados no próximo mês de setembro. Em Congonhas, Santos Dumont e Confins, o programa permanece em execução e, em Salvador e Florianópolis, a tecnologia está sendo atualizada. Após esse período, vamos focar nas tratativas para a implantação definitiva nos principais aeroportos do país", anunciou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, em comunicado à imprensa.

O piloto no Aeroporto Internacional de Brasília está sendo implementado com o apoio da Inframerica, das companhias aéreas Latam e Gol e da empresa de TI Sita, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia das estações de identificação facial. O programa Embarque + Seguro, é promovido pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvido pelo Serpro, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.