Topo

Latam proíbe embarque de passageiros usando máscaras com válvulas

Novas normas para o uso de máscaras da Latam quer banir uso de máscaras com baixa eficiência contra a propagação da covid-19 - iStock
Novas normas para o uso de máscaras da Latam quer banir uso de máscaras com baixa eficiência contra a propagação da covid-19 Imagem: iStock

De Nossa*

19/02/2021 10h43

A companhia aérea Latam decidiu proibir alguns tipos de máscaras faciais em seus voos, seguindo recomendações de entidades como a International Air Transport Association (Iata) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Fica vetado o uso de máscaras com válvulas, protetores bucais, lenços e bandanas de pano em todos os voos da companhia, que diz que esses modelos têm baixa eficiência contra a propagação da covid-19.

A medida vale a partir de 1º de março, segundo divulgou a companhia em comunicado neste mês. Os modelos aceitos pela companhia são: máscaras cirúrgicas, FFP2/PFF2 (KN95) sem válvulas; FFP3/PFF3 (N95) sem válvulas e máscaras de pano (sem válvulas). A companhia lembra que a responsabilidade de providenciar a proteção é dos passageiros.

Máscaras permitidas e proibidas pelas novas regras da Latam - Reprodução/Latam - Reprodução/Latam
Máscaras permitidas e proibidas pelas novas regras da Latam
Imagem: Reprodução/Latam

"Os passageiros que comparecerem ao embarque com máscara fora do padrão não poderão embarcar se não a possuírem ou substituírem por uma das alternativas permitidas", informa a Latam. A companhia destaca ainda que os viajantes devem observar todos os requisitos exigidos pelos países de chegada, em caso de embarques internacionais.

Um estudo do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos apontou que assegurar que a máscara está posicionada de maneira firme na face e o uso de duas máscaras são meios de reduzir significativamente a exposição ao novo coronavírus.

Lufthansa vai além

Lufthansa proibiu também as máscaras de pano, viseiras e lenços - Thomas Lohnes/Getty Images - Thomas Lohnes/Getty Images
Lufthansa proibiu também as máscaras de pano, viseiras e lenços
Imagem: Thomas Lohnes/Getty Images

Desde o dia 1º de fevereiro de 2021, os viajantes da companhia aérea alemã Lufthansa entraram em vigor, proibindo passageiros de usarem máscaras de pano, viseiras ou lenços. O viajante que não cumprir as novas normas será tratado como um passageiro sem proteção regulamentar.

Dessa forma, só embarcará o passageiro que estiver com máscaras FFP/PFF2, KN95 e N95, sendo o uso obrigatório durante todo o voo e na saída da aeronave.

*(Com informações da Agência Estado)