Topo

Churrasco para duas pessoas: como calcular e preparar as carnes na grelha

Bifes menores proporcionam maior variedade ao churrasco em versão reduzida - Sergey Nazarov/Getty Images/iStockphoto
Bifes menores proporcionam maior variedade ao churrasco em versão reduzida Imagem: Sergey Nazarov/Getty Images/iStockphoto

Gabrielli Menezes

De Nossa

10/08/2021 04h00

Vale a pena fazer churrasco para duas pessoas? Se você gosta muito de carne, a resposta é sim. Apesar do número de convidados bem reduzido, o processo é o mesmo: acender a churrasqueira, temperar as carnes, assar e comer com acompanhamentos.

Como a quantidade de comida diminui significantemente, porém, a lógica das escolhas muda e é preciso de estratégia na compra para ter uma experiência bacana.

Preferir os bifes menores, apostar nos espetinhos e aproveitar para experimentar novos sabores estão entre as recomendações da especialista Julia Carvalho, que ajudou Nossa a montar esse guia.

Antes de partir para a prática, ela lembra da importância de manter o espírito do momento:

Churrasco é uma refeição compartilhada, mesmo a dois. O gostoso é beliscar as entradas e as carnes com calma, tomando uma cerveja ou um vinho e ficar horas comendo e aproveitando".

Churrasco a dois - Maskot/Getty Images/Maskot - Maskot/Getty Images/Maskot
Churrasco para dois: importante manter o clima
Imagem: Maskot/Getty Images/Maskot

Quanto comprar: carne e carvão

Em grandes grupos, calcula-se 350 gramas de carne por pessoa. O valor é o suficiente pensando que geralmente há uma série de acompanhamentos e que sempre tem alguém que come mais enquanto outro come menos.

Para duas pessoas o peso sobe para 1 quilo no total (500 gramas para cada um). A explicação é que, com menos do que isso, fica difícil variar os tipos de carne — algo intrínseco do churrasco. Os acompanhamentos, por sua vez, podem ser reduzidos, tanto em quantidade quanto em diversidade.

Na hora de comprar o carvão, o jeito é ficar com o menor pacote, de 4 quilos. De acordo com Julia, mesmo num churrasco para pouca gente é sempre importante acender a churrasqueira e esperar 30 minutos para que o carvão fique em brasa.

"A única diferença é que não vai precisar deixar muito tempo acesa. Por isso, não há a necessidade de reabastecer de carvão de tempos em tempos".

Cortes e temperos: hora de ousar, ou não

Porterhouse com tempero - Brian Hagiwara/Getty Images - Brian Hagiwara/Getty Images
Temperos secos para churrasco: hora de experimentar novos sabores
Imagem: Brian Hagiwara/Getty Images

Quer comer picanha? Melhor deixar para outra oportunidade com mais gente. No churrasco para duas pessoas, a ideia é dar preferência para steaks já porcionados e que possuem menor gramatura.

Veja as sugestões:

  • Chorizo: parte traseira do contrafilé, até o sétimo ossinho (a partir disso torna-se ancho). Se parece com a picanha por ter uma capa de gordura em cima e embaixo uma carne magra.
  • Ancho: extraído da parte dianteira do contrafilé. Possui gordura entremeada entre a capa e o miolo, o que torna a peça suculenta e macia.
  • Denver steak: trata-se da parte de cima do acém, localizado no dianteiro do boi, próximo ao pescoço e ao filé de costela (ancho). A região concentra marmoreio, gordura que fica entremeada na carne.
  • Fraldinha red: o músculo está entre o fim da costela e a perna do boi. Tem fibras longas com vincos profundos e marcados fazem a carne ser mais beneficiada pela suculência da gordura entremeada e por temperos. A versão "red" é extra limpa e mais leve.
Linguiça - WS Studio/Getty Images/iStockphoto - WS Studio/Getty Images/iStockphoto
Linguiça
Imagem: WS Studio/Getty Images/iStockphoto

Escolha dois cortes, tendo em mente o teto de 1 quilo, e complete o limite com a clássica dupla de linguiça e pão de alho. Em tempo: embora o pacote do pão venha com muitas unidades, é possível congelar uma parte, garantindo a pedida para um próximo churrasco e evitando desperdícios.

E se você é do tipo que sempre quer experimentar novos temperos, essa é a hora. Aproveite uma das carnes para ir além do sal e da pimenta-do-reino e faça uma camada de temperos secos na superfície. Julia indica páprica e chilli. Confira mais opções aqui.

Espetinhos: para fazer sempre

Espetinhos variados - JOSE AUGUSTO DOS SANTOS/Getty Images/iStockphoto - JOSE AUGUSTO DOS SANTOS/Getty Images/iStockphoto
Espetinhos: fáceis de fazer em qualquer churrasqueira
Imagem: JOSE AUGUSTO DOS SANTOS/Getty Images/iStockphoto

Práticos, versáteis e democráticos, os espetinhos podem roubar o lugar dos bifões no churrasco para duas pessoas.

Como cada unidade tem até 120 gramas de carne, uma pessoa consegue comer uns quatro ou cinco e variar bem a sua experiência."

Além disso, o tamanho faz com que eles sejam preparados com facilidade tanto na churrasqueira tradicional de alvenaria quanto dentro do apartamento, numa churrasqueira elétrica.

Quem quiser comprar os espetinhos prontos e pretende repetir a refeição outras vezes pode optar pelas versões refrigeradas. Julia explica:

"Se a pessoa pretende fazer churrasco sempre, vale adquirir umas cinco versões diferentes para misturar em casa e, depois, congelar o que não for usar já em porções menores e variadas."

No vídeo abaixo, confira dicas de como fazer as suas próprias combinações:

Acompanhamentos

Julia Carvalho: prato de churrasco com molho do Oeste Paulista - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Julia Carvalho: prato de churrasco com molho do Oeste Paulista
Imagem: Arquivo pessoal

Para que a carne seja a estrela dessa refeição para duas pessoas, os acompanhamentos precisam ser estrategicamente escolhidos. Julia dispensaria os complementos de mais sustância para ficar na tradicional farofa, na salada e no molho.

Na sua região, o Oeste Paulista, faz sucesso uma espécie de vinagrete batido. No liquidificador, ela coloca três tomates maduros, uma cebola média, meia cenoura, 150 gramas de ketchup, meia xícara de chá de óleo vegetal, duas colheres de vinagre e meia xícara de chá de salsinha.

A proposta é deixar bater até que se forme um molho liso, ajustar com sal e pimenta-do-reino, levar ao refrigerador e servir geladinho quando as carnes estiverem prontas.

Confira outras três receitas para comer a dois:

Farofa com bacon

Dificuldade Fácil
20 min
Ver receita completa

Saladinha de feijão-verde

Dificuldade Fácil
80 min
Ver receita completa

Molho chimichurri

Dificuldade Fácil
1 porções
15 min
Ver receita completa