Topo

Cachaça e água fria são segredos para massa de pastel caseira; veja receita

Pastel com massa caseira e crocante - Divulgação DAVO Cozinha
Pastel com massa caseira e crocante Imagem: Divulgação DAVO Cozinha

De Nossa

23/07/2021 09h59

Já fez pastel em casa? A forma mais simples é, sem dúvidas, comprar a massa pronta e focar em preparar o recheio. Mas nada como o prazer de fazer tudo do zero e poder abrir um sorriso ao obter um bom resultado.

Pensando nisso, pedimos a ajuda do chef Giovanni Renê, que faz pratos autorais e brasileiros no DAVO Cozinha, em São Paulo. Ele nos passou o passo a passo e dicas para preparar uma massa caseira crocante. Spoiler: é mais fácil do que você imagina.

Opte pela farinha de trigo 00, que tem alto nível de proteínas e deixa a massa leve e sequinha. Misture 5 xícaras com uma colher de sopa de sal e deixe descansar por vinte minutos.

Pastel - Jaboticaba/Getty Images/iStockphoto - Jaboticaba/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Jaboticaba/Getty Images/iStockphoto

Passado o tempo, abra um buraco no meio e adicione dois copos americanos de água fria. Segundo o chef, é importante se atentar para a temperatura do líquido para equilibrar o calor que será passado pelas mãos durante o processo de sova.

Assim o pastel infla e fica estufadinho, do jeito que gostamos".

Adicione uma colher de sopa de óleo de milho. Junte tudo e mexa até obter uma mistura homogênea. Nesta hora, o pulo do gato está em colocar uma dose de cachaça (50 mililitros).

Pastel - Carla Nichiata/Getty Images/iStockphoto - Carla Nichiata/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Carla Nichiata/Getty Images/iStockphoto

"Ela dá acidez e desidrata, o que ajuda a deixar a massa mais crocante e sequinha. Também é possível substituir por algum outro destilado como vodca", diz.

Misture novamente, cubra a massa com um pano molhado e espere 30 minutos. "Alem de não grudar, o pano molhado é mais pesado e ajuda na fermentação da massa".

Dado o tempo, abra a massa sobre uma bancada enfarinhada com meia xícara de chá de farinha de sêmola. Sempre que necessário, polvilhe mais farinha sobre a superfície de trabalho.

Corte do tamanho que desejar e recheie como preferir — confira ao fim da matéria a receita de creme de camarão. Para fechar, utilize um garfo levemente molhado. Ele fará com que as extremidades fiquem seladas e não abram durante a fritura.

Pastel - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em uma panela grande, coloque óleo vegetal (Giovanni usa o de algodão) e aqueça até chegar a 180 graus. Não tem termômetro? Use o bom e velho truque de jogar um pouquinho de farinha e veja se subirão bolhinhas. Em caso positivo, está pronto para usar.

Atenção: o recomendado é fritar o salgado de pouco em pouco, de acordo com o tamanho da sua panela, para não esfriar o óleo nem encharcar o pastel.

Antes de servir, deixe o pastel descansar sobre uma grade ou um prato com papel toalha para escorrer o restinho de gordura.

Recheio de camarão

Camarão dill - Diana Taliun/Getty Images/iStockphoto - Diana Taliun/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Diana Taliun/Getty Images/iStockphoto

INGREDIENTES

  • 2 quilos de camarão cinza limpo
  • Cebola e alho refogados a gosto
  • 100 mililitros de creme de leite fresco
  • Dill fresco
  • Flor de sal

MODO DE PREPARO

Corte os camarões em pedaços grandes e misture com o alho e a cebola. Bate levemente o creme de leite com um fouet e adicione ao camarão. Tempere com dill e flor de sal e está pronto para rechear o pastel.