Topo

Empanada de carne é fácil de fazer e lanche ideal para qualquer idade

Massa douradinha também pode ganhar cor com corantes naturais para um lanche divertido - Aline Alves
Massa douradinha também pode ganhar cor com corantes naturais para um lanche divertido Imagem: Aline Alves

Gabrielli Menezes

De Nossa

09/12/2020 04h00

Aline Alves

Aline Alves

QUEM É

A paixão por comida começou cedo: aos 8, tinha livro de receitas. Hoje, ela apresenta a crianças e pais como aproximar a culinária dos pequenos por meio da comida de verdade e de receitas divertidas no projeto Cozinha de Infância.

O que é comida de criança? A jornalista e cozinheira Aline Alves aposta na comida de verdade. Longe dos químicos dos industrializados e perto do que sua avó fazia quando era pequena, ela desenvolve receitas que conectam pais e filhos, do preparo à mordida.

Na gravidez, percebi que o universo da alimentação infantil era muito conturbado e quase místico. De um lado, pais se sentindo incapazes de alimentar seus filhos em todas as idades. Do outro, uma indústria que abusa da publicidade para vender ultraprocessados para crianças".

Uma de suas criações, que promete fazer feliz também os adultos, é a empanada. Apelidado de "brachilena", o quitute reúne as vivências gastronômicas de Aline no Brasil e no Chile, país onde morou por 5 anos e tem o salgado como ícone.

Empanada - Aline Alves - Aline Alves
Empanada de carne: receita de inspiração chilena
Imagem: Aline Alves

Feita do zero, a massa é um divertimento para as crianças. Na composição, leva farinha de trigo, água gelada, sal e uma gordura: banha de porco ou manteiga. O recheio de carne, úmido, inclui cebola, azeitona sem caroço, salsinha e temperos como páprica e pimenta calabresa.

Para que a empanada fique bonitona, o segredo está em fechá-la direitinho com os dedos. "Se preferir, aperte as bordas com a ajuda de um garfo, o desenho fica lindo e deixa as empanadas bem fechadas".

Outro passo importante é pincelar uma mistura de gema e leite na superfície — é assim que elas ficam deliciosamente douradas.

Empanada brachilena

Dificuldade Fácil
8 porções
60 min
Ver receita completa

Não gostou do recheio de carne? Está permitido ousar:

Além de ser suculenta, essa receita permite brincar com recheios, de acordo com a preferência de cada um. Inclusive doces, como geleias e doce de leite".

Colorindo a vida

Corante natural como beterraba e cúrcuma são usados para uma pedida mais lúdica - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Corante natural como beterraba e cúrcuma são usados para uma pedida mais lúdica
Imagem: Reprodução/Instagram

A maioria das guloseimas que Aline apresenta no Instagram é tingida naturalmente.

"Provei inúmeras empanadas de restaurantes e amigos chilenos e comecei a reproduzir receitas tradicionais. Com o tempo, fui usando corantes para encantar as crianças e dar um novo olhar a esse prato tão comum no Chile. Lembra o nosso pastel de forno".

Transformar a aparência do salgado é mais fácil do que parece. Veja como:

  • Rosa: basta adicionar à massa duas colheres de sopa de beterraba ralada fininha;
  • Amarelo: uma colher de chá de açafrão/cúrcuma bem misturada à massa é suficiente;
  • Verde: folhinhas de espinafre batidas com um pouquinho de água no liquidificador substituem a água usada na receita.

De geração em geração

Empanada - Aline Alves - Aline Alves
Segredo para deixar superfície dourada é mistura de leite com manteiga
Imagem: Aline Alves

A primeira lembrança de Aline perto do fogão é sentada na pia junto da sua avó materna, que cantava e cozinhava ao mesmo tempo que cuidava da neta. Esse tempo juntas geralmente rendia pedidas saborosas, como biscoitos e bolos.

Aline também se lembra de observar com atenção a mãe, responsável pelas refeições diárias em casa. Aos 8 anos, ela já tinha cadernos de receitas e os livros Ofélia. Na TV, ela acompanhava a Ana Maria Braga

Durante a adolescência, porém, essa paixão acabou se perdendo. Voltou a se interessar pelo tema na faculdade de jornalismo. A habilidade para cozinha foi tomando cara de profissão mais tarde, quando a goiana se mudou para o Chile com o marido, em 2016.

Aline ficou grávida no país andino e iniciou um projeto temático chamado "Aniversário com comida de verdade". "Vendia menus completos em uma caixa gigante, tudo 100% natural e artesanal para festas infantis. Em um ano já tinha ido até em programas de televisão, como no matinal Mucho Gusto, que seria o equivalente a nossa Ana Maria Braga".

Aline incentiva pais a incluirem crianças no preparo da refeição - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Aline incentiva pais a incluírem crianças no preparo da refeição
Imagem: Reprodução Instagram

Oficinas de culinária para pais e filhos também faziam parte da mesma empreitada, que deu origem ao Instagram "Peques Comida Real". A ideia da página era mostrar para o público como alimentar as crianças pode ser mais fácil do que se imagina.

Com o retorno da família para o Brasil, o perfil mudou de nome para "Cozinha de Infância". O propósito, felizmente, segue o mesmo:

A ideia é mostrar que podemos ter autonomia quando conhecemos o que estamos oferecendo a nossos filhos. Isso só é possível com a comida de verdade, alimentos in natura, que podemos identificar".