Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Com mais de 2 metros, cavalo mais alto do mundo morre aos 20 anos

Big Jake era o cavalo mais alto do mundo segundo o Livro Guinness de Recordes - Carrie Antlfinger /AP Photo
Big Jake era o cavalo mais alto do mundo segundo o Livro Guinness de Recordes Imagem: Carrie Antlfinger /AP Photo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/07/2021 19h38Atualizada em 05/07/2021 19h38

O cavalo Big Jake, eleito o mais alto do mundo, morreu aos 20 anos. O animal da raça belga morava na Fazenda Smokey Hollow, em Poynette, no estado norte-americano de Wisconsin.

A informação foi confirmada hoje por Valicia Gilbert, mulher do proprietário da fazenda, segundo o canal local WMTV. Apesar de o anúncio ter sido feito apenas hoje, o animal já morreu há duas semanas, sem ter sido revelado o dia exato.

Big Jake entrou para o Livro Guinness de Recordes como o cavalo vivo mais alto do mundo em 2010. O animal media quase 2,1 metros e pesava 1,1 tonelada. Na ocasião, ele superou o cavalo "Luscombe Nodram", ou simplesmente "Noddy", que tinha 2,05 metros.

Em entrevista à emissora WMTV, o proprietário da fazenda, Jerry Gilbert, disse que Big Jake era um "superstar" e um "animal magnífico". Ele lembrou que o cavalo nasceu em Nebraska pesando quase 110 quilos, cerca de 45 quilos a mais do que um potro da mesma raça.

Gilbert relatou que planeja homenagear Big Jake mantendo seu estábulo vazio e colocando uma placa do lado de fora com a foto e o nome do animal.

"Os outros cavalos sabem. Acho que eles têm seus próprios momentos de luto porque Jake era o centro das atenções na fazenda. Existe um grande vazio. Parece que ele ainda está aqui, mas não está", disse.