Topo

Cróton: fácil de cuidar, é a planta ideal para iniciantes e super ocupados

Com diversas variedades, o cróton é uma planta de fácil manutenção - Getty Images/iStockphoto
Com diversas variedades, o cróton é uma planta de fácil manutenção Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

12/06/2021 04h00

O cróton é uma planta famosa pela coloração de suas folhagens, que normalmente variam entre tons de vermelho, laranja e amarelo, e tem aquela capacidade de dar vida extra aos ambientes.

Também encanta os "pais de planta" o fato de ela ser uma das mais versáteis no universo da jardinagem, indicada tanto para vasos quanto canteiros, seja em ambientes externos ou internos.

"O cróton é uma planta muito resistente, fácil de cultivar e exige poucos cuidados com regas e manutenções.

Fernanda Dagrela ensina como cuidar do cróton - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fernanda Dagrela ensina como cuidar do cróton
Imagem: Arquivo pessoal

Justamente por isso, é uma excelente opção para quem está começando a cultivar plantas ou para quem tem um dia a dia muito corrido", afirma a engenheira ambiental e paisagista Fernanda Dagrela, que dá dicas sobre o mundo das plantas no perfil @ferdagrela.

Segundo ela, para que a planta esteja saudável é necessário manter as regas e a adubação em dia. Se a escolha for colocar o cróton em ambientes internos, é necessário regar apenas uma vez por semana. Já em ambientes externos, as plantas precisarão de água de duas a três vezes por semana.

A adubação pode ser feita a cada três meses com húmus de minhoca, bokashi ou esterco animal seco e com o NPK 10.10.10 a cada dois meses", completa Fernanda.

NPK 10.10.10 é um fertilizante que contém os principais nutrientes — nitrogênio, fósforo e potássio — em proporções adequadas para o crescimento seguro das plantas.

Dentro de casa

Para quem já aderiu um vaso de cróton dentro de casa, algumas dicas podem garantir que a planta cresça com saúde e vigor:

"O ideal é cultivar em locais de meia-sombra, ou seja, onde a planta receba algumas horinhas de incidência direta de luz solar e sombra no restante do dia. Podem ser cultivadas em salas, varandas e áreas gourmet", explica a paisagista.

Prefira os vasos plásticos para plantar seu cróton; a planta também pode ir no jardim - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Prefira os vasos plásticos para plantar seu cróton
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Fernanda completa dizendo que o melhor vaso para plantar o cróton é o de plástico, porque mantém o substrato úmido por mais tempo. "Porém, pode ser cultivado em vasos de barro ou de cerâmica desde que estejam impermeabilizados", indica.

Apesar de ser linda e encher a casa de vida, o cróton é uma planta tóxica e deve ser evitada para quem tem animais ou crianças em casa. "Outra sugestão é cultivar em locais onde eles não tenham acesso", aconselha a especialista.

No paisagismo

Fernanda também indica a planta para compor espaços externos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fernanda também indica a planta para compor espaços externos
Imagem: Arquivo pessoal

O cróton também é uma planta perfeita para os ambientes externos e, por isso, muito usada nos projetos de paisagismo residencial e comercial, por ser tão ornamental e colorida. Além de vasos tradicionais, pode ficar em jardineiras ou em canteiros nos jardins.

Combatendo as pragas

Fernanda explica que o Cróton é muito suscetível ao ataque das cochonilhas. Sendo assim, o ideal é sempre inspecionar a planta para não correr o risco de grandes infestações. "Para controlar as cochonilhas é só aplicar o óleo de neem uma vez por semana até acabar com as pragas ou usar inseticidas caseiros feitos com água, detergente e vinagre e aplicar da mesma maneira", ensina.

Receita de inseticida caseiro para combater cochonilhas

100 ml de água
1 colher de detergente neutro
1 colher de vinagre

Coloque tudo em um borrifador e aplique uma vez por semana até acabar as pragas.

"O ideal é usar o inseticida caseiro ou o óleo de neem por pelo menos quatro semanas, para garantir o controle da infestação. E para prevenir o ataque desse tipo de praga, basta cultivar a planta em local bem iluminado e manter as regas e adubação em dia. Dessa maneira, a planta ficará saudável e livre de insetos", finaliza a paisagista.