PUBLICIDADE
Topo

Zamioculca: planta pede cuidados simples para ter folhas sempre brilhantes

Zamioculca não tem muitos segredos para ficar sempre bonita - Getty Images
Zamioculca não tem muitos segredos para ficar sempre bonita Imagem: Getty Images

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

17/04/2021 04h00

Nativas de áreas de florestas quentes e úmidas, as Zamioculcas são originárias da Tanzânia, país da África Oriental. Criada por produtores aqui no Brasil, a planta exige poucos cuidados no clima do país e, com um esforço mínimo, pode se manter saudável e com as folhagens sempre brilhantes.

Basta apenas seguir algumas dicas básicas de cultivo que, de acordo com a jardinista e especialista em Feng Shui Thalita Cunha, farão com que a planta cresça esbanjando saúde e beleza.

"A Zamioculca é uma planta fácil de cuidar. Não gosta de terra encharcada e por conta do seu rizoma subterrâneo suculento, resiste a grandes períodos de estiagem", afirma a especialista em plantas, que compartilha conteúdo sobre as verdinhas no perfil do Instagram @nossa.amora.

Segure sua ansiedade na hora de regar uma Zamioculca - Getty Images - Getty Images
Segure sua ansiedade na hora de regar uma Zamioculca
Imagem: Getty Images

Segundo ela, por conta dessa resistência, a Zamioculca deve ser regada somente quando a terra já estiver bem seca. "Faça o teste do palitinho, se a terra ainda estiver úmida, espere para regar outro dia", exemplifica.

A jardinista aposta que a Zamioculca é uma ótima opção de planta para os chamados jardineiros de primeira viagem.

Só não é muito indicada para pessoas muito ansiosas com as regas".

Segundo ela, se as folhas começaram a amarelar, é preciso "segurar as regas", caso contrário será difícil salvar a plantinha.

Substrato, podas e outros cuidados

Thalita explica que plantas com essas características, de raízes suculentas, pedem um substrato mais arejado. "É preciso garantir que o vaso tenha um furo para escoar o excesso de água e utilizar um substrato misturado com cascas de pinus e pedaços de carvão ajuda muito", enfatiza.

Como é uma planta de crescimento é lento, não precisa de podas. "Já a sua propagação poderá ser feita através de estacas da planta saudável", afirma.

Onde deixar a planta

Thalita afirma que a Zamioculca não curte o sol pleno, mas precisa de um cantinho com iluminação abundante. "Ela precisa estar protegida de chuvas e ventos, mas também pode ser cultivada em áreas externas, desde que não haja incidência direta de sol", diz.

Zamioculca, fácil de cuidar e linda para decorar - Getty Images - Getty Images
Zamioculca, fácil de cuidar e linda para decorar
Imagem: Getty Images

Segundo Thalita, energeticamente falando de acordo com o Feng Shui, trata-se de uma planta coringa para se ter em casa, pois a sua principal vibração é a energia da prosperidade e abundância. "Por isso pode ser usada na entrada da casa (lado interno), sala de jantar ou cozinha", detalha.

Para arrasar com a Zamioculca na decoração, vale a pena apostar em lindos vasos e cachepôs para deixá-la ainda mais charmosa e irresistível.