Topo

Shorts legging vai além do universo esportivo e vira tendência para homens

Biker shorts conquistou as passarelas e devem deixar de serem usados apenas por mulheres, para marcar presença também no guarda-roupa masculino - Divulgação/Martine Rose
Biker shorts conquistou as passarelas e devem deixar de serem usados apenas por mulheres, para marcar presença também no guarda-roupa masculino Imagem: Divulgação/Martine Rose

Gustavo Frank

De Nossa

25/05/2021 04h00

As jaquetas corta-vento e as calças jogger já mostraram para o que vieram nesses últimos meses, tornando-se itens desejados dos guarda-roupas, fossem eles masculinos ou femininos. E quem também não vai ficar de fora desse pacote, aparentemente, são os shorts legging de ciclismo, ou "biker shorts", como também são chamados.

Mais comumente usada por mulheres, combinadas com moletons e camisas oversized e vestidos por celebridades como Emily Ratajkowski, Kendall Jenner e Bella Hadid, a peça foi adotada como uma tendência para a primavera-verão 2021. Prova disso foram os desfiles das marcas MSGM, Louis Vuitton e Prada para a apresentação das coleções masculinas.

Kendall Jenner - Getty Images - Getty Images
Kendall Jenner
Imagem: Getty Images
Bella Hadid - Getty Images - Getty Images
Bella Hadid
Imagem: Getty Images

Qual o significado delas na moda?

Para a francesa Louis Vuitton, a ideia é fazer uma conexão com o público mais jovem, como a Geração Z, criando roupas fora do padrão, usando, por exemplo, couro fino feito para parecer plástico — e criar uma aparência moderna de como as futuras gerações vestirão, principalmente, o que fizer delas original.

Louis Vuitton | Primavera-verão 2018 - Divulgação - Divulgação
Louis Vuitton | Primavera/Verão 2018
Imagem: Divulgação
Louis Vuitton | Primavera-verão 2018 - Divulgação - Divulgação
Louis Vuitton | Primavera/Verão 2018
Imagem: Divulgação

Essa elaboração aconteceu, em 2017, nas mãos de Kim Jones, que deixou o cargo de diretor criativo do masculino da Louis Vuitton em 2018. Atualmente, ele assume as coleções da italiana Fendi.

Mas foi (finalmente) nos últimos dois anos que o shorts e as bermudas de ciclismo começaram a animar o lado masculino para adquirir um valor fashion. Para o outono-inverno 2020-2021, a Vetements apresentou uma versão preta simples. Neste verão, foi a vez da Martine Rose, MSGM e Prada agarrá-los e elevá-los ao posto de estrela da temporada.

MSGM
Primavera/Verão 2021

MSGM | Primavera-verão 2021  - Divulgação - Divulgação
MSGM | Primavera/Verão 2021
Imagem: Divulgação

Martine Rose
Primavera/Verão 2021

Martine Rose | Primavera-Verão 2021 - Divulgação - Divulgação
Martine Rose | Primavera/Verão 2021
Imagem: Divulgação

Prada
Verão 2021

Prada | Verão 2021 - Divulgação - Divulgação
Prada | Verão 2021
Imagem: Divulgação

Como usar e onde encontrar?

Biker shorts pode ser usado com peças mais volumosas na parte de cima - Divulgação - Divulgação
Biker shorts pode ser usado com peças mais volumosas na parte de cima
Imagem: Divulgação

A dica para usar a bermuda legging no dia a dia é se inspirar nos visuais das famosas — sim, das mulheres. As combinações com a peça ficam interessantes quando são contrastados os volumes entre a parte de cima e a parte debaixo do look.

Uma camisa de alfaiataria oversized, as jaquetas puffers, que também aparecem como uma das principais tendências desse ano, e quaisquer outras combinações que criem esse efeito dúbio no visual.

"É normal que muitos homens ainda enfrentem dificuldades para usar as peças leggings porque elas podem marcar muito", comenta o consultor de estilo Eric Ferraz para Nossa, que dá uma dica: "Além das roupas mais largas por cima, que ajudam a disfarçar, roupas íntimas mais espessas podem adicionar um tom de conforto".

Biker shorts combinado com paletó - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Biker shorts combinado com paletó
Imagem: Reprodução/Instagram
Look misturando trajes sociais e esportivos - Getty Images - Getty Images
Look misturando trajes sociais e esportivos
Imagem: Getty Images

Para encontrar essas peças no Brasil, as lojas de vestuário esportivo podem ser adequadas para opções mais básicas. Aconselha-se também procurar lojas femininas ou voltadas à moda agênero, como a Baw Clothing. Por lá, versões coloridas e tie-dye estão disponíveis para compra por R$ 49,90 até R$ 149,90, sendo esse último preço para os shorts mais customizados.

Biker shorts em tie-dye da Baw Clothing - Reprodução/Baw Clothing - Reprodução/Baw Clothing
Biker shorts em tie-dye da Baw Clothing
Imagem: Reprodução/Baw Clothing