Topo

Legging domina o mercado de luxo, da alfaiataria ao look festa

Modelo da calça se tornou favorita das celebridades, no street style e até mesmo das grifes nas passarelas - Getty Images
Modelo da calça se tornou favorita das celebridades, no street style e até mesmo das grifes nas passarelas Imagem: Getty Images

Aline Fava

Colaboração para Nossa

26/03/2021 04h00

Já faz um tempo que as leggings saíram do patamar de look de academia para ganhar o street style nas mais variadas produções aprovadas por celebridades lançadoras de tendência como Kendall Jenner e as irmãs Hadid. Nesta temporada, a peça apareceu com destaque nas coleções do Pre Fall 2021, inclusive na passarela do Métiers D'Art da Chanel.

Modelos brilhantes em tons de rosa, cinza e azul foram usados com os tradicionais conjuntinhos de tweed da maison francesa, além de combinações mais inusitadas com capas e até vestidos de festa.

Chanel Pre-Fall 2021 - Divulgação - Divulgação
Chanel Pre-Fall 2021
Imagem: Divulgação

Conquistando seu espaço nas coleções das marcas de luxo, a legging está deixando de ser considerada uma peça básica casual e cruza a linha para existir em um ambiente formal, ampliando seu alcance para diferentes mercados.

"Um dos grandes propulsores para o upgrade da legging é o conforto. Garantir o bem estar da consumidora através do look tornou-se inegociável na maioria das categorias de produtos da moda feminina", explica Daniela Penteado, expert em futuro pela WGSN, líder global de tendências em consumo e design.

Para garantir um item de sucesso, Daniela diz que, além do conforto, é necessário também priorizar a praticidade e a versatilidade e, com isso, dar a esses elementos uma proposta moderna: "A legging se encaixa perfeitamente nesta categoria".

Do trabalho à festa

Chanel Pre-Fall 2021 - Divulgação - Divulgação
Chanel Pre-Fall 2021
Imagem: Divulgação
Chanel Pre-Fall 2021 - Divulgação - Divulgação
Chanel Pre-Fall 2021
Imagem: Divulgação

Além da Chanel, outras coleções do Pre Fall 21 também apresentaram um interesse renovado na legging. Em uma outra proposta, a MM6 Maison Margiela e Ermanno Scervino apostaram na dupla legging + blazer, um dos stylings preferidos entre os looks do dia no Instagram. A combinação do momento virou tendência e ganhou até um termo: workleisure.

"Workleisure significa looks inteligentes para trabalhar que agregam a questão do conforto para o dia a dia na proposta da alfaiataria", define a expert do WGSN. Em um momento em que trabalhar de casa se tornou uma realidade de longo prazo para muitos, atualizar a alfaiataria se transformou em um desafio: "Inclua o conforto nesta categoria por meio de cós elásticos, ajustes relaxados e o estilo hi-lo para atender ao estilo de vida flexível da consumidora", diz Daniela.

MM6 Maison Margiela Pre-Fall 21 - Divulgação - Divulgação
MM6 Maison Margiela Pre-Fall 21
Imagem: Divulgação
Ermanno Scervino Pre-Fall 2021 - Divulgação - Divulgação
Ermanno Scervino Pre-Fall 2021
Imagem: Divulgação

De acordo com as passarelas de Chanel e Ermanno Scervino, a combinação com a legging não fica só entre peças de alfaiataria e chega aos vestidos e looks de festa, abrindo espaço para a tendência partyleisure e para a procura por modelos de maior investimento: "Há oportunidade para uma versão premium da legging que permite versatilidade em looks casuais e formais, com designs trabalhados e tecidos sofisticados para propostas elegantes que elevam esse item para uma categoria mais glamourosa", comenta Daniela.

Legging Premium

Maria Borges com calça legging da Versace estampada durante a Semana de Moda de Paris, em outubro de 2020 -  Edward Berthelot/Getty Images -  Edward Berthelot/Getty Images
Maria Borges com calça legging da Versace estampada durante a Semana de Moda de Paris, em outubro de 2020
Imagem: Edward Berthelot/Getty Images

O loungewear teve um boom na quarentena, mas a tendência veio para ficar. Funcionando perfeitamente como uma peça para ser usada em casa, no trabalho ou para uma ocasião que pede um look mais glamouroso, a legging premium virou um item digno de investimento para muitas consumidoras e Daniela dá dicas para escolher modelos diferenciados: "Aposte na atualização dos tecidos, nos detalhes de alfaiataria, nos zíperes e nos bolsos, assim como na sustentação embutida com funcionalidade modeladora".

Calça legging com estampa animal print - Getty Images - Getty Images
Calça legging com estampa animal print
Imagem: Getty Images

Entre os varejistas que seguem as tendências de moda, as novas leggings tiveram crescimento anual de 61% no Reino Unido e 68% nos EUA. Daniela ressalta também que elas mostraram uma performance forte também no varejo online, além de ter uma participação abaixo da média entre as peças que entram em promoção, mostrando que sua versatilidade atravessa coleções.

A básica (não tão básica) que conquistou as famosas

Wardobre NYC - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Wardobre NYC
Imagem: Reprodução/Instagram

Fundada por Christine Centenera e Josh Goot, a Wardrobe NYC se descreve como anti-fast-fashion e não define seus lançamentos por estação, chamando-as de coleção permanente.

Focando em peças de alta qualidade feitas para durar e básicos não tão básicos para construir armários-cápsula, as leggings de jersey com stretch são as peças-chave da marca, servindo de base para a construção de vários looks.

Wardobre NYC - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Wardobre NYC
Imagem: Reprodução/Instagram

O modelo com detalhes como bolsos e abertura por zíper nos tornozelos é vendido no Brasil por R$ 3.834, na Farfetch, e já apareceu em produções de famosas como Katie Holmes e Hailey Bieber.

Como usar

Saiba como inserir a legging no seu look - Reprodução/Instagram/@emilisindlev - Reprodução/Instagram/@emilisindlev
Saiba como inserir a legging no seu look
Imagem: Reprodução/Instagram/@emilisindlev
Modelo da peça pode ser usada para diversas ocasiões - Reprodução/Instagram/@greceghanem - Reprodução/Instagram/@greceghanem
Modelo da peça pode ser usada para diversas ocasiões
Imagem: Reprodução/Instagram/@greceghanem

Além da combinação com blazer, outras 3 peças tiram a legging do look para ficar em casa e a atualizam para o street style com styling renovado e contemporâneo: camisa branca oversized para continuar na linha da alfaiataria, colete de tricô para uma silhueta mais confortável e aconchegante e botas pesadas para contrastar com o sportswear que a legging apresenta.

Combinações de legging com peças mais casuais até as de alfaiataria podem ser adaptadas para eventos - Reprodução/Instagram/@nlmarilyn - Reprodução/Instagram/@nlmarilyn
Combinações de legging com peças mais casuais até as de alfaiataria podem ser adaptadas para eventos
Imagem: Reprodução/Instagram/@nlmarilyn