Topo

Qual é a fruta mais doce do mundo? O livro dos recordes faz sua aposta

Mangas em mercado na região metropolitana da Manila, nas Filpinas - Karl Tapales/Getty Images
Mangas em mercado na região metropolitana da Manila, nas Filpinas Imagem: Karl Tapales/Getty Images

De Nossa

26/02/2021 11h02

A fruta mais doce do mundo, segundo o livro dos recordes Guinness Book, não está em florestas tropicais brasileiras, mas no continente asiático. Quem ganha o título é a manga carabao, ou manila.

Originária das Filipinas, ela pode ser encontrada com facilidade em todo o sudeste da Ásia. Cada fruta pesa de 250 a 350 gramas. Ou seja, os exemplares são pequenos. Podem ser consumidos verdes, mas são mais adorados quando maduros, em coloração amarelo-limão.

Ao contrário de outras espécies de manga, a carabao tem poucas fibras e a textura é macia e suculenta. De acordo com especialistas, as Filipinas apresentam uma excelente condição para a produção de frutas doces por conta do local, clima e quantidade de sol e água.

Apesar do prêmio do Guinness, estabelecer um ranking de frutas doces é bem complexo. Teoricamente, o dulçor pode ser medido de acordo com a porcentagem de açúcares presentes no alimento. Mas não é só isso que determina o gosto real na boca: sabores azedos, amargos e salgados podem mudar a percepção.