Topo

Navio na Suíça é transformado em centro de vacinação ambulante

Lago de Constança, na Suíça: faz fronteira com Alemanha e a Áustria - FELIX KÄSTLE / PICTURE ALLIANCE VIA GETTY
Lago de Constança, na Suíça: faz fronteira com Alemanha e a Áustria Imagem: FELIX KÄSTLE / PICTURE ALLIANCE VIA GETTY

De Nossa

04/02/2021 15h47

O navio MS Thurgau aposentou a função de transportar pessoas da Suíça para a Alemanha pelo Lago Constança por conta do covid-19. E é também pela pandemia que o cruzeiro ganhará vida nova.

Com capacidade para levar 500 pessoas, o navio de 89 anos será transformado num centro flutuante de distribuição de vacinas. Para realizar a façanha, o meio de transporte foi reformado para abrigar duas estações capazes de vacinar 24 pessoas a cada hora.

Embora o número inicial seja pequeno, a perspectiva, segundo a agência de notícias Reuters, é de que haja uma ampliação futura. A ideia é que o navio saia de Romanshorn e passe por Kreuzlingen e Arbon.

Os moradores apelidaram o cruzeiro de "vaporetto de vacina". A previsão é que o programa, que distribuirá apenas vacinas da Moderna pela facilidade de transporte, dure 12 semanas.

"Queríamos descobrir como poderíamos vacinar o maior número possível de pessoas, com o mínimo de centros de vacinação necessários", disse Urs Martin, uma autoridade local eleita, à agência de notícias.

O navio não é o único lugar inusitado que está sendo usado como centro de vacinação no mundo. Uma catedral de 800 anos na Grã-Bretanha, o aeroporto em Singapura, a Disneylândia na Califórnia, um estádio de gelo em Berlim e estádios de beisebol também entram na lista.