PUBLICIDADE
Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Higienização de pets vai além de banho e garante bichinhos mais saudáveis

Unhas, dentes, focinho e patinhas são partes dos pets que devem ser sempre higienizadas - Getty Images/iStockphoto
Unhas, dentes, focinho e patinhas são partes dos pets que devem ser sempre higienizadas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Juliana Finardi

Colaboração para Nossa

15/12/2020 04h00

Você escova os dentes do seu pet? Se a resposta foi negativa, o assunto deveria ser repensado.

Este e outros cuidados que vão muito além do banho vapt-vupt no pet shop podem garantir uma vida mais saudável e sem estresse ao seu melhor amigo.

A periodontite está presente em 100% dos pets acima de 5 anos que não escovam os dentes.

Onde tem mau hálito, tem bactéria. Logo, tem infecção que pode migrar para rins, coração, fígado e provocar o aparecimento de tumores na boca", diz a veterinária Carla Alice Berl, fundadora da rede PetCare.

O segredo do sucesso é mantê-los sadios como se ainda fossem livres na natureza, já que domesticados eles modificam hábitos importantes.

Escovar os dentes do seu pet ajuda a manter a saúde do bichinho em dia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Escovar os dentes do seu pet ajuda a manter a saúde do bichinho em dia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Unhas em dia

Arranhador é aliado na saúde do bichano - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Arranhador é aliado na saúde do bichano
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Carla também indica ficar de olho nas garras do pet: se o cão estiver caminhando pouco e as unhas, muito grandes, tem que levar ao veterinário ou petshop para apará-las, pois podem começar a entortar e desviar o ângulo da pisada.

Para os gatos, o mais recomendado é colocar arranhadores pela casa para afiarem e gastarem as unhas.

Tanto cães quanto gatos possuem uma veia na unha e se cortarmos muito, sangra bastante", explicou Carla.

De olho no focinho

A consultora do centro de estética da Petz, Patricia Barros, alerta os tutores que algumas raças de cães e gatos necessitam de uma higienização especial nos focinhos, pois aquela famosa dobrinha acima da região nasal é um prato cheio para proliferação de fungos e bactérias, além de ser uma das poucas regiões em que o pet transpira, o que causa assaduras ao longo do tempo.

É recomendado aos tutores de pets que se enquadram nesse perfil a higienização contínua dessa região, lembrando de manter o local sempre seco para evitar a proliferação de microrganismos".

Gatos sphynx e cães das raças boxer, pug, pequinês e buldogue estão entre os casos que apresentam as dobrinhas.

Gato Sphinx - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Gato Sphinx
Imagem: Getty Images/iStockphoto
Cão pug - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Cão pug
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De acordo com Carla, é preciso ter cuidado com a higiene dos focinhos por tratar-se de uma parte muito sensitiva dos pets. "O melhor é somente limpar com água morna."

Atenção para as patinhas

As especialistas também recomendam que as patinhas recebam cuidados especiais.

Os tutores devem ficar atentos àqueles pelos excessivos que ficam abaixo das almofadinhas do pet, pois quando estão em maior volume, eles atrapalham na estabilidade do animal, principalmente se tratando de pets que moram em locais de piso escorregadio, fazendo com que eles forcem mais a musculatura, o que pode acarretar problemas futuros", explicou Patricia.

Nada de produtos agressivos na hora de limpar as patinhas dos bichos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Nada de produtos agressivos na hora de limpar as patinhas dos bichos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A retirada desses pelos, segundo ela, também evita a proliferação de microrganismos, pois nas almofadinhas dos pets está localizado outro meio de transpiração.

No caso de patinhas sujas, deve-se lavar com água e xampu neutro.

Mas cuidado para não passar álcool em gel ou qualquer outro desinfetante. Ao lavar as patinhas, ter o cuidado de secá-las bem com uma toalha", recomendou Carla.

Pelos: muito além da estética

Com relação aos gatos, a escovação diária dos pelos é a dica mais citada. "Gatos ocasionalmente podem tomar banho, mas o ideal é acostumá-los desde filhotes para que não se estressem muito.

Escovação de pelo de gato - Getty Images - Getty Images
Para evitar as famosas bolas de pelo, escove seu gatinho
Imagem: Getty Images

A escovação diária, porém, é muito importante para retirar o excesso de pelo e uma pastinha oral pode ser oferecida para os que tendem a formar bolas de pelo no estômago e no intestino", disse a veterinária.

Não é só pela beleza

Sócio-proprietário da Unique Dog, um sistema delivery de higienização de pets com uma frota de vans, Marcelo Antunes Soriano Tobias, disse que faz um trabalho de conscientização com os clientes sobre a importância da higienização como forma de saúde dos pets.

"É muito raro, mas infelizmente a gente acaba encontrando clientes que são um pouco mais relaxados quanto aos bichinhos", conta.

Cuidados são essenciais para a saúde dos pets - Getty Images - Getty Images
Cuidados são essenciais para a saúde dos pets
Imagem: Getty Images

"Fazemos parte de grupos de petshop de nível nacional e encontramos muitas situações tristes quando recebemos comentários e imagens de outros prestadores de serviço que encontram cachorros e gatos com problemas sérios com unhas enormes, pelos embolados, questões preocupantes e até casos de situações que dão vontade de fazer denúncia porque é um mau trato muito grande."

De acordo com Tobias, entre a grande maioria, porém, já existe uma preocupação relacionada a escovação e unhas, além da estética.

Posse responsável passa por gestos completos de higienização - Getty Images - Getty Images
Posse responsável passa por gestos completos de higienização
Imagem: Getty Images

"Abrimos o jogo com o cliente e falamos o quanto é importante para o pet. Prezamos por uma filosofia que não é só cuidar do bicho, consideramos o pet um filho, um membro da família dos clientes, então a higienização e os cuidados fazem parte rotineira do processo. Isso é uma questão de saúde."