Topo

Lasanha pode ir além do básico. Prove versões com vegetais e até doces

Lasanha de berinjela é um dos exemplos de que sua massa pode ganhar novos sabores Imagem: Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

15/10/2020 04h00

Se você é fã de uma boa lasanha, mas quer fugir um pouco das versões clássicas - bolonhesa e três queijos, por exemplo -, tem motivos de sobra para ler essa matéria. O prato, como todo clássico da gastronomia, possui incontáveis versões, algumas bem incomuns, que mostraremos aqui.

"A lasanha pode levar vegetais, carne de aves desfiada, cogumelos, presunto, bacalhau, salmão e, hoje, até pode não levar carne, nem tomate, se quiser", ilustra a gastrônoma Patrícia Cunha do Nascimento Sacaldassy, responsável técnica do laboratório de Gastronomia da São Judas, sobre o tanto de possibilidades.

Prato de origem incerta - há teorias que apontam a cozinha do rei Ricardo 2º, na Inglaterra de 1390, enquanto outras se embasam nas andanças de Marco Polo pelo Oriente, perto do ano 1.300 -, o que não se discute é a popularidade atribuída à italiana Toscana.

"Tradicionalmente, na Itália, lasanha significa folhas de massa fresca à base de farinha de trigo e ovos, intercaladas com molho bechamel, ragu e lascas de queijo, que sai fumegante e gratinada do forno", resume a gastrônoma.

Lasanha com ervas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Como observa Patrícia, a lasanha perfeita precisa ter muito molho, garantindo que a massa cozinhe bem. O mais adequado, segundo ela, é colocar cinco vezes o peso da massa em molho - ou seja, se usar 500 gramas de massa, o ideal é adotar 2 1/2 litros de molho.

E ao optar por alguma versão nada básica do prato, algo que deve ser levado em conta é o tipo de ingrediente a ser utilizado.

Para realizar adaptações, é importante a escolha certa de insumos. É necessário escolher aqueles que não soltem muito líquido, pois podem prejudicar a consistência da preparação", pontua.

Para não esquecer

Lasanha vegetariana Imagem: Getty Images/iStockphoto

Patrícia dá mais algumas dicas práticas para o preparo de uma boa lasanha:

  • Sempre inicie a montagem colocando o molho no refratário. Desta forma, a massa não gruda no fundo da forma e a primeira camada ainda cozinha melhor;
  • A última camada deve estar totalmente coberta de molho e queijo, evitando assim o ressecamento da massa
  • Ao levar para o forno, use papel-alumínio, para que a lasanha cozinhe melhor por dentro. Tire 15 minutos antes do tempo de cozimento recomendado, para gratinar o queijo
  • Usar molho caseiro de tomate sempre que possível. Isso vai impactar o resultado da lasanha, deixando-a muito mais saborosa.

Receitas para todos os gostos

A seguir, revelamos como preparar mais de 10 tipos de lasanhas incomuns e deliciosas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lasanha pode ir além do básico. Prove versões com vegetais e até doces - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade