Topo

Aprenda a receita da moqueca de cajuzinho que surpreendeu Zeca Camargo

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

De Nossa

12/10/2020 16h02

Cajuzinho do cerrado: já ouviu falar? A cozinheira profissional Letícia Massula compara o fruto, nativo do cerrado, a uma trufa. "É do tamanho de morango pequeno e tem sabor muito potente, como se fosse uma trufa que concentra o sabor de mil cajus", conta.

Inclusive, há três anos ela deixou São Paulo, onde morava, e partiu para Goiás atraída por esse sabor que marcou sua vida. "Revi muitas coisas e o que me pegou de verdade foram as frutas, o cajuzinho e o pequi. Saber que moro no lugar onde elas nascem pesou na decisão", ri.

Na chácara perto de Pirenópolis, diante de um pomar irresistível, ela vive esperando a safra do cajuzinho — e é daí que vem a receita ela ensinou para Zeca Camargo na estreia do Brasil com Zeca, novo programa do apresentador aqui no UOL, que contou também com a participação de Monica Iozzi e do botânico Samuel Gonçalves, do Youtube Um Botânico no Apartamento.

moqueca - Divulgação - Divulgação
Moqueca de cajuzinho do cerrado (ou de caju): união de sabores baianos e de Goiás
Imagem: Divulgação

"É uma moqueca vegana, feita da carne vegetal do caju. A cozinha brasileira não é de preparos fáceis, mas as moquecas são simples. O único trabalho, de fato, é cortar os ingredientes. Em torno de 40 minutos a panela de barro está na mesa". Assista e se inspire!

Moqueca de cajuzinho do cerrado (ou de caju)

Dificuldade Médio
4 porções
Ver receita completa

Anota aí!

Brasil com Zeca vai ao ar todo domingo, às 12 horas. Você pode acompanhar o programa no Youtube de Nossa, na home do UOL e no Facebook e no Twitter do UOL.