Topo

Pizza napolitana pode ser feita em casa. Aprenda a fazer versões diferentes

A verdadeira pizza napolitana atrai apaixonados pela redonda no mundo todo - Divulgação/QT Pizza Bar
A verdadeira pizza napolitana atrai apaixonados pela redonda no mundo todo Imagem: Divulgação/QT Pizza Bar

De Nossa

10/07/2020 09h59

Pizza é um sucesso inegável por todo o mundo, mas nem todas são iguais. A que leva o nome da cidade de Nápoles, ao sul da Itália, é a mais célebre entre os fãs das redondas tradicionais.

Vitória Calmon, chef do QT Pizza Bar, especializado em pizzas napolitanas de fermentação natural, lembra que essa predileção por esse tipo de pizza da "Bota" é uma referência dos próprios italianos, que consideram seus discos a única receita verdadeira.

Mesmo os sabores das napolitanas mais tradicionais são carregados de orgulho nacional, como a Margherita, que foi uma homenagem a rainha no ano de 1889 com o mesmo nome.

Mesmo formato, mas bem diferentes

No Brasil, além da pizza napolitana, encontra-se com facilidade a versão americana.

Vitória explica que a diferença da receita italiana, para a dos EUA - popularizada em redes de fast food — é a massa. A napolitana, por ter fermentação mais longa, é mais leve que a tradicional americana.

"Já a nossa borda é grossa, porém crocante e a parte da cobertura é bem fininha, o que não nos dá sensação de empanturrados ao comê-la", entrega a chef.

Atacando de pizzaiolo

Se a vontade é reproduzir a verdadeira receita napolitana em casa, saiba que, sim, é possível, mas requer alguns conhecimentos.

A verdadeira pizza ao estilo italiano, utilizar farinha e molho da região de Nápoles, apresenta a borda com alvéolos e o trabalho de bater e abrir é realizado apenas com as mãos.

"Se você tem interesse e gosta do assunto, procure pesquisar bastante sobre antes de qualquer tentativa. A fermentação de uma pizza napolitana, tanto feita naturalmente, quanto com fermento biológico, é uma coisa delicada que requer muito tempo e cuidado", recomenda Vitoria.

Receitas

Aprenda a fazer duas versões modernas da tradicional pizza napolitana: