PUBLICIDADE
Topo

Saudade do futebol de domingo? Viaje virtualmente pelos estádios do mundo

Bateu aquela saudade de ver as rodadas dos campeonatos pelo mundo? Aproveite a quarentena para "passear" pelos estádios - Unsplash
Bateu aquela saudade de ver as rodadas dos campeonatos pelo mundo? Aproveite a quarentena para "passear" pelos estádios
Imagem: Unsplash

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

31/05/2020 04h00

A pandemia de coronavírus interrompeu campeonatos de futebol por todo o mundo, deixando carentes os fãs do esporte praticado por Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e companhia. Enquanto assistir a jogos in loco ainda é impossível, que tal matar a saudade do universo futebolístico visitando, desde a sua casa, grandes estádios do planeta?

Na internet, tours virtuais permitem que você "entre" em locais como o Camp Nou, Anfield e a Bombonera, exibindo detalhes para lá de interessantes destes templos do esporte.

Camp Nou

Camp Nou, em Barcelona - German Parga/FCBarcelona - German Parga/FCBarcelona
Camp Nou, em Barcelona
Imagem: German Parga/FCBarcelona

O lendário estádio do Barcelona, por onde já desfilaram estrelas brasileiras como Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, pode ser explorado com um interessante tour virtual disponível no site https://www.footballstadiums360.com/stadiums/fc-barcelona-camp-nou-360/.

No início do passeio, é possível ver o Camp Nou de cima, cercado pela paisagem urbana da capital catalã.

Com um toque no mouse, você desce até o nível do gramado e consegue ter uma visão de 360º das arquibancadas deste templo do futebol, capaz de comportar quase 100 mil espectadores.

Se quiser observar mais detalhamente o interior do Camp Nou, siga o tour oferecido por este canal do YouTube. Nele, você acompanha uma filmagem que mostra locais como um museu com troféus do Barcelona e o campo visto desde as arquibancadas do estádio.

Anfield

Anfield, em Liverpool - Visit Britain - Visit Britain
Anfield, em Liverpool
Imagem: Visit Britain

O canal oficial do Liverpool no YouTube oferece um tour virtual incrível por seu estádio.

Trata-se de um vídeo em 360º, narrado em inglês, que leva o internauta para dentro do estádio britânico, mostrando locais como suas arquibancadas, corredores e - a cereja do bolo - o vestiário do Liverpool, com jogadores se aquecendo lá dentro.

Em determinado momento, surge na tela o aclamado treinador Jürgen Klopp, para fazer uma preleção com o elenco antes de uma partida (e com o canto da torcida ecoando ao fundo).

E o tour termina com a câmera entrando em campo com o time.

O vídeo foi postado em 2016, antes de ser inaugurada uma grande reforma pela qual Anfield passou na época. Mas, mesmo assim, vale a pena ser visto.

Santiago Bernabéu

Santiago Bernabéu - Paolo Giocoso - Paolo Giocoso
Santiago Bernabéu, em Madri
Imagem: Paolo Giocoso

O site Football Stadiums 360º proporciona uma bela visão externa e interna da casa do multicampeão Real Madrid.

Neste tour virtual, você tem a chance de ver o colossal estádio de cima (com sua estrutura cercada pelos edifícios da capital espanhola) e, com um simples toque no mouse, ser transportado para o gramado do local, bem na frente dos bancos de reservas.

Desta posição, é possível admirar toda a estrutura do Bernabéu desde a beirada do campo, com uma visão de 360º.

O site oficial do Real Madrid, por sua vez, oferece um tour virtual por uma projeção em 3D do seu estádio, no qual se vê uma reprodução de muitos de seus espaços internos e externos. Para conhecer, acesse o seguinte link: https://www.realmadrid.com/en/santiago-bernabeu-stadium/virtual-tour-3d.

Old Trafford

Old Trafford, em Manchester - VistitBritain - VistitBritain
Old Trafford, em Manchester
Imagem: VistitBritain

Casa do time Manchester United, este era um dos estádios ingleses que, antes da crise gerada pelo coronavírus, recebia a visita de turistas (e, também, sediava algumas das mais concorridas partidas da Premier League).

Enquanto estes passeios in loco não são realizados novamente, você pode ter um gostinho de como é este tradicional templo do futebol através do site 360Cities, que oferece uma imagem em 360º do local, proporcionando uma vista completa desde uma de suas arquibancadas. Visite neste link: https://www.360cities.net/image/old-trafford.

Além disso, há, no YouTube, canais que mostram como eram os tours realizados dentro de Old Trafford antes da pandemia, que passavam pelo museu do clube (com inúmeros troféus à mostra), pelas arquibancadas, ingressavam no vestiário do time e chegavam até a beira do gramado.

Estádio da Luz

Estádio da Luz - Getty Images - Getty Images
Estádio da Luz, em Lisboa
Imagem: Getty Images

Gosta do futebol de Portugal? Pois saiba que, no site oficial do Benfica, você tem a chance de acompanhar um tour de 360º pela casa da equipe lusitana. Explore neste link: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/04/19/visita-estadio-da-luz-benfica-360-dia-internacional-dos-monumentos-e-sitios.

Com mais de 17 minutos de duração e informações em português, o vídeo tem um trajeto que mostra como é a entrada do estádio, o acesso às arquibancadas, ângulos de visão que os torcedores têm do campo e até a área de vestiários dos jogadores.

O passeio também vai à beirada do gramado, proporcionando uma visão incrível deste moderníssimo campo de futebol lisboeta.

Etihad Stadium

Etihad Stadium - Getty Images - Getty Images
Etihad Stadium, em Manchester
Imagem: Getty Images

O estádio do Manchester City (hoje, um dos maiores clubes da Inglaterra), também pode ser visitado através do site Football Stadiums 360º.

O tour começa com uma ampla visão aérea do estádio, que mostra como ele está inserido na região metropolitana de Manchester. Acesso por esse site: https://www.footballstadiums360.com/stadiums/man-city-etihad-stadium-360/

Ao clicar sobre o campo, o internauta é transportado para o círculo central do gramado, como se fosse um jogador prestes a dar o pontapé inicial de uma partida da Premier League.

Daí, é só mexer o mouse para ter uma visão de 360º do lindo estádio do time treinado por Pep Guardiola.

Bombonera

Bombonera mantém painéis de acrílico apenas nas arquibancadas atrás dos gols - Divulgação/CA Boca Jrs. - Divulgação/CA Boca Jrs.
Bombonera, em Buenos Aires
Imagem: Divulgação/CA Boca Jrs.

Com o Google, é possível passear por dentro do estádio mais famoso da Argentina, um dos campos de futebol mais famosos da América do Sul.

Neste link, o internauta consegue dar uma volta no gramado da casa do Boca Juniors e sentir um pouco a atmosfera de caldeirão do lugar.

neste outro link, dá para se "locomover" ao redor da Bombonera, vendo como é seu aspecto exterior e como são as ruas da interessante região portenha La Boca.

Wembley

Wembley, em Londres - Divulgação - Divulgação
Wembley, em Londres
Imagem: Divulgação

E há outro estádio inglês cujo interior pode ser admirado na internet. E este, na verdade, é o mais famoso de todos eles.

Trata-se de Wembley, que sedia jogos da seleção inglesa de futebol e com um site que mostra como é a vista para o campo desde cada um dos setores do estádio. Acesse neste link: https://www.wembleystadium.com/plan-your-visit/stadium-guide/view-from-your-seat

É uma ferramenta muito usada por pessoas que compraram ingressos para algum jogo ou espetáculo artístico em Wembley e querem saber como é a visão desde suas cadeiras. Mas as imagens também podem agradar quem está simplesmente a fim de admirar a arquitetura do lugar dos mais diversos ângulos.

Giuseppe Meazza

O lindíssimo estádio italiano também conhecido como San Siro, em Milão, pode ser admirado neste link https://www.footballstadiums360.com/stadiums/inter-milan-san-siro-360/.

No endereço, dá para observar sua monumental estrutura desde uma visão aérea (na qual também se descortina a paisagem urbana da cidade e arredores) e descer até o gramado, para ver o campo e as arquibancadas desde o solo - e sentir a imponência de um dos principais estádios de futebol da Itália, onde jogam as equipes Milan e Internazionale.

Allianz Arena

20.nov.2013 - Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique, durante jogo da Copa de 2006 - Jamie McDonald/Getty Images - Jamie McDonald/Getty Images
Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique, durante jogo da Copa de 2006
Imagem: Jamie McDonald/Getty Images

O site do Bayern de Munique, por sua vez, coloca o internauta no círculo central do estádio e permite que ele admire a estrutura do estádio do maior time da Alemanha desde diversos ângulos, como se fosse um jogador prestes a dar o chute inicial de um jogo de futebol. Visite neste site: https://fcbayern.com/360/allianzarena/.