PUBLICIDADE
Topo

Sucesso na Europa pré-quarentena, sobretudo é coringa do inverno brasileiro

Modelo na Semana de Moda de Milão na apresentação da coleção outono/inverno 2020 - Melodie Jeng/Getty Images
Modelo na Semana de Moda de Milão na apresentação da coleção outono/inverno 2020 Imagem: Melodie Jeng/Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

29/04/2020 04h00

Antes da pandemia do coronavírus, em meados de janeiro e fevereiro, a Europa estava tomada pelas Semanas de Moda.

Em pleno inverno no hemisfério norte, estes eventos e seus frequentadores preparavam o território para a volta do sobretudo, o que não deve ser muito diferente aqui no Brasil quando o friozinho chegar.

Há quem diga que os casacos — geralmente na altura no joelho, embora não necessariamente nesse tamanho — não sejam apropriados para o clima tropical do nosso país, mas uma nova gama de opções de tecido e cortes promete dar uma abertura maior para os que desejam apostar neles.

"Além dos mais grossos, aos quais estamos mais habituados, os sobretudos agora incorporaram as jaquetas corta-vento e outros tecidos mais leves", opina a stylist Débora Miranda ao Nossa. "Ainda assim, os mais 'pesadões' e os de couro apareceram bastante na gringa e podem nos inspirar".

Sobretudo - Divulgação/Zara - Divulgação/Zara
Sobretudo de alfaiataria na cor bege para ocasiões que exigem trajes mais formais
Imagem: Divulgação/Zara

Sobretudo parca - Divulgação/Zara - Divulgação/Zara
Sobretudo de parca na cor azul-marinho, modelo acompanha eventos mais casuais
Imagem: Divulgação/Zara

Para todos os gostos

Sobretudo - Matthew Sperzel/Getty Images - Matthew Sperzel/Getty Images
Jovem com sobretudo na cor verde na Semana de Moda de Nova York
Imagem: Matthew Sperzel/Getty Images

Com as mais diversas estampas disponíveis, incluindo o retorno da tendência do xadrez, os sobretudos podem ser uma peça coringa para dar um up no visual, como conta Débora.

"Um visual todo clean e um sobretudo por cima, seja ele liso ou estampado, pode te deixar com o look bem mais elegante", recomenda. "É legal ver como antes os casacões eram mais usados por uma faixa etária mais velha e agora os jovens estão repaginando e colocando-os no street style de forma moderna, sem todo aquele peso".

Homem com sobretudo na Semana de Moda de Milão para a coleção de outono/inverno 2020/2021 - Edward Berthelot/Getty Images - Edward Berthelot/Getty Images
Homem com sobretudo na Semana de Moda de Milão para a coleção de outono/inverno 2020/2021
Imagem: Edward Berthelot/Getty Images

Além de "elegante", a peça é útil também como aquele agasalho que você vai poder deixar sempre pronto nos dias mais frios quando precisar sair de casa (depois da quarentena, claro). Por oferecer, em alguns casos, bolsos internos e externos, é ideal para carregar itens básicos, como a carteira e as chaves.

"Vale investir em um sobretudo por três motivos: é uma peça que você pode levar para o resto da vida, te deixa mais apresentável para determinadas ocasiões e é útil no guarda-roupa por mixar tanto com camisas, camisetas, calças, shorts e até moletons".

Nossa inspiração