PUBLICIDADE
Topo

Xadrez supera a moda "lenhador" para voltar como a estampa da vez

Estampa xadrez reapareceu no street style das Semanas de Moda ao redor do mundo com nova faceta - Christian Vierig/Getty Images
Estampa xadrez reapareceu no street style das Semanas de Moda ao redor do mundo com nova faceta
Imagem: Christian Vierig/Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

25/04/2020 04h00

Em uma roda com dez homens, se perguntarmos se algum deles já teve uma peça xadrez no guarda-roupa, o número de mãos levantadas será (não surpreendentemente) grande.

Ao longo dos últimos anos, o número de roupas com a estampa cresceu de forma disparada, seja pelo estilo emo, que encorajou os jovens a usarem o encruzilhado de linhas para reafirmar suas identidades, ou o mais recente "lenhador", em que o xadrez serviu como substituto para o machado na mão e ótimo aliado para as barbas e coques.

O estilo cowboy do faroeste então, nem se fala. Ficou colorido e extravagante, mas pelo menos não virou feno estampado de xadrez.

Deixando essas caixinhas em que foi enclausurada no passado, a estampa volta a ser uma aposta das marcas e grifes para a moda masculina.

Dessa vez, mostrando a sua faceta para trajes de elegância, sejam em ocasiões formais ou casuais. Para isso, as combinações de cores foram repensadas: cores complementares, neutras e, sobretudo, sóbrias.

Jaqueta coach na estampa xadrez - Divulgação/Zara - Divulgação/Zara
Jaqueta coach na estampa xadrez
Imagem: Divulgação/Zara

Casaco acolchoado xadrez - Divulgação/Zara - Divulgação/Zara
Casaco acolchoado xadrez
Imagem: Divulgação/Zara

Aposte sem medo no xadrez

Xadrez - Matthew Sperzel/Getty Images - Matthew Sperzel/Getty Images
Jovem usando conjunto xadrez na Semana de Moda de Nova York
Imagem: Matthew Sperzel/Getty Images

Apesar de ser uma boa peça coringa para agregar ao visual todo neutro, como o branco ou o preto, as variações vão além. É aqui onde elegância e modernidade no look podem se misturar.

"A vantagem da estampa xadrez é que ela pode ser mais discreta", conta o stylist Matheus Andrade ao Nossa. "Outro ponto legal é que muita gente já está acostumada a usar e dá para adaptar mais ao dia a dia e não ficar só na camisa xadrez básica, embora também seja uma opção".

Dessa forma, o xadrez não restringe. Além das camisas e jaquetas, as linhas perfomam bem também em calças e permitem ainda o mix de estampas — desde as abstratas, como o tie dye, até as mais geométricas.

O modelo Brieuc Breitenstein com paletó xadrez e camisa estampada -  Kirstin Sinclair/Getty Images -  Kirstin Sinclair/Getty Images
O modelo Brieuc Breitenstein com paletó xadrez e camisa estampada na Semana de Moda de Londres 2020
Imagem: Kirstin Sinclair/Getty Images

Maoro Bultheel com calça xadrez e camiseta estampada com tigres tie dye - Melodie Jeng/Getty Images - Melodie Jeng/Getty Images
Maoro Bultheel com calça xadrez e camiseta estampada com tigres tie dye na Semana de Moda de Paris 2020
Imagem: Melodie Jeng/Getty Images

Nossa inspiração

Separamos alguns looks que podem te inspirar na hora de colocar o xadrez no seu visual.

Abuse, além das roupas de destaque, em acessórios como cachecóis, na época do inverno, e dê um voto de confiança para as sobreposições, seja de estampas diferentes ou até mesmo com o próprio xadrez.