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Coronavírus: receitas e dicas de chás para aliviar os dias de quarentena

Chás podem ser aliados nesse período de isolamento social - Miti/Unsplash
Chás podem ser aliados nesse período de isolamento social
Imagem: Miti/Unsplash

Pedro Fonseca

De Nossa

31/03/2020 04h00

Com o isolamento social por conta do coronavírus, é comum as pessoas se sentirem ansiosas, estressadas e dispersas. Para evitar ou controlar essas situações, nada melhor que um chazinho.

Dani Lieuthier, do Instituto Chá, compartilha dicas e receitas com o Nossa para passar por esta fase de maneira mais pacífica e harmoniosa.

"Preparar um chá é um momento de interiorização, em que nos conectamos com nós mesmos e conseguimos focar no momento presente", explica a especialista.

Contra ansiedade

Este é um sentimento que pode estar presente de forma regular. Segundo Dani, os chás ideais para acalmar essa sensação são os feitos por infusão de camomila, melissa, erva-cidreira, capim-limão, lavanda ou folhas de maracujá.

Como eles também ajudam a dormir, vale experimentar no fim do dia. Veja uma receita de chá do relaxamento.

Chás que combatem estresse e ansiedade são aliados no período de isolamento  - Loverna Journey/Unsplash
Chás que combatem estresse e ansiedade são aliados no período de isolamento
Imagem: Loverna Journey/Unsplash

Além do chá, outra dica de Dani para combater a ansiedade é a inalação de óleos essenciais de plantas medicinais, como lavanda, erva-doce e laranja-doce.

Para mais energia

Se quiser manter a disposição nos dias de isolamento, o ideal é o consumo de receitas que contenham cafeína. O chá verde e o chá preto são ótimas opções, uma vez que possuem a teína (mesma substância que a cafeína).

As infusões são fáceis de fazer e trazem benefícios à saúde - Marisa Harris/Unsplash
As infusões são fáceis de fazer e trazem benefícios à saúde
Imagem: Marisa Harris/Unsplash

Absorvida lentamente pelo corpo, a substância e os chás a base dela proporcionam uma energia mais prolongada, ao contrário por exemplo, do café.

"Ao tomarmos uma xícara de café, a absorção é rápida e temos um pico de energia. Em contrapartida, ele pode trazer ansiedade, um sintoma que queremos evitar", conta Dani.

Outra infusão recomendada é a mate, que possui mateína. Ele pode ser consumido de diferentes maneiras, como gelado batido com limão, um refrescante tererê ou, ainda, o tradicional chimarrão. Veja receita do chá da energia.

Para concentrar

Uma receita muito recomendada para concentração é o chá verde. Historicamente, ele era consumido pelos monges budistas para propiciar o estado de meditação, com atenção e calma ao mesmo tempo.

Outra opção é o Pu'erh, chá escuro e fermentado. De acordo com a Dani, "além de ser muito digestivo, ele proporciona uma clareza mental e mantém o foco e a atenção".

Para aumentar a imunidade

Existem diversas opções com essa finalidade, como hibisco, folha de oliveira, botões de rosa, casca de laranja, gengibre e hortelã.

Preparar alguma dessas infusões de manhã, logo quando acordar, e de noite, antes de dormir, pode ajudar acalmar e ganhar mais anticorpos para ficar com a saúde em dia. Veja receita do chá da imunidade.