PUBLICIDADE
Topo

Receitas de frigideira: faça lasanha, panini e até pizza

Aprenda novas formas de usar sua frigideira, muito além do ovo frito - Getty Images
Aprenda novas formas de usar sua frigideira, muito além do ovo frito
Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

26/03/2020 04h00

Acessório indispensável na cozinha para refogar legumes, fritar ovos e grelhar bifes, a frigideira pode se mostrar ainda mais versátil. Nela, é possível preparar de lanches e pratos completos, às vezes dispensando até o forno, como mostramos na seleção abaixo de receitas deliciosas.

Mas ao prepará-las, é legal escolher o melhor tipo de utensílio. Elzio Callefi, chef da Tramontina, explica que a seleção deve levar em conta, principalmente, o tipo de revestimento.

Frigideira é acessório versátil para experimentar várias receitas - Unsplash
Frigideira é acessório versátil para experimentar várias receitas
Imagem: Unsplash

  • Aço inox: assim como a frigideira de alumínio, cerâmica e modelos de ferro, tal revestimento gera maior atrito entre o alimento e a panela. É indicado, por exemplo, para obter uma crosta dourada no filé grelhado. Recomenda-se nunca ser usado no fogo alto ou baixo, ou seja, nos extremos. Isso evita o surgimento do amarelado no lado de fora e garante a durabilidade por mais tempo.
  • Alumínio: popular e muito comum na cozinha brasileira, é um revestimento indicado para cozimentos rápidos. "É importante fazer a hidratação do antiaderente: a cada duas semanas, passe um pouco de azeite ou manteiga na panela, aqueça e deixe esfriar naturalmente. Depois disso, lave e guarde. Desta forma, evitamos que resseque o alumínio e aumentamos a vida útil do produto", ensina o chef.
  • Antiaderente: ideal para cozimentos mais rápidos e alimentos delicados, como arroz, peixe, panqueca, crepe, além de receitas com ovos em geral. "O antiaderente ajuda muito na cozinha: evita perda e que o alimento grude, mas é melhor ser utilizado em receitas que pedem baixa temperatura e são rápidas", observa Elzio. Um risco: como o material é poroso, alimentos condimentados, com tempero mais forte, podem impregnar a panela e gerar cheiro forte.
  • Cerâmica: adapta-se bem ao cozimento de longa duração, mas também é indicado para preparos rápidos, como legumes salteados. O revestimento agrega mais calor na panela (esquenta mais do que os outros tipos) para realizar o processo de saltear. É possível, também, fritar e selar carnes. "Mas vale aproveitar o cerâmico para cozimentos rápidos. Assim, evitamos que os alimentos liberem todo seu suco", pontua o especialista. Outro benefício extra é sua facilidade de limpeza.
  • Vidro: é uma das opções mais "saudáveis", mas não tão eficientes. É que esquenta demais, o que dificulta a manipulação. "Num esbarrão ou queda, pode quebrar com bastante facilidade, então não é tão prática de se trabalhar", acrescenta o chef.
Escolha a frigideira certa para cada preparo - Unsplash
Escolha a frigideira certa para cada preparo
Imagem: Unsplash

A seguir, aprenda 7 deliciosas receitas que podem ser feitas em frigideiras.

Para algumas delas, é necessário se certificar de que o utensílio pode ir ao forno. A indicação costuma estar no fundo da panela. Peças com plástico, esmaltadas e com teflon só devem ser utilizadas no fogão.

  • Leo Martins

    Moussaka

    Leia mais
  • Divulgação

    Lasanha de frigideira

    Leia mais
  • Divulgação

    Panini de pão de queijo

    Leia mais
  • Divulgação

    Crepe japonês doce

    Leia mais
  • Divulgação

    Frigideira do mar

    Leia mais
  • Divulgação

    Tortilla de batatas ao gorgonzola

    Leia mais
  • Divulgação

    Pizza de mussarela de frigideira

    Leia mais