Topo

Moscou suspende restrições devido à queda nos casos de covid

Praça Vermelha, em Moscou - Max Ryazanov/Getty Images
Praça Vermelha, em Moscou Imagem: Max Ryazanov/Getty Images

27/01/2021 16h24

As autoridades de Moscou, foco principal da Covid-19 na Rússia, suspenderam nesta quarta-feira as principais restrições sanitárias impostas para conter a pandemia, após observar uma tendência de queda no número de infecções com menos de 2 mil por dia.

"A pandemia está diminuindo e, nessas condições, nosso dever é permitir a rápida recuperação da economia e, em primeira instância, dos ramos mais afetados do mercado consumidor", anunciou em seu blog, o prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin.

Em Moscou, 1.837 novos casos de coronavírus foram detectados nas últimas 24 horas, o menor número desde 26 de setembro passado.

Especificamente, o governo da capital revogou a partir de hoje a exigência decretada em 5 de outubro que obrigava todas as empresas a manter 30% dos seus funcionários trabalhando de forma remota.

Portanto, a decisão sobre o retorno dos colaboradores aos seus postos de trabalho está a partir de hoje nas mãos dos responsáveis pelas empresas e instituições.

No entanto, Sobyanin manteve a exigência de manter o trabalho remoto para as pessoas com mais de 65 anos e aqueles que sofrem de doenças crônicas que os tornam vulneráveis à Covid-19.

Além disso, a prefeitura de Moscou autorizou que restaurantes, bares e casas noturnas reabrissem entre 23h e 6h.

O prefeito destacou que esses estabelecimentos devem manter medidas de distanciamento social e cumprir as normas de saúde estabelecidas pelo órgão fiscalizador russo.

Além disso, será decidido antes do dia 6 de fevereiro, com o Ministério da Educação e Ciência da Rússia, se os estudantes universitários das instituições estatais retornarão às salas de aula ou continuarão seus estudos à distância.

Em relação à evolução em toda a Rússia, também se observa uma redução nos casos diários.

No último dia, foram detectadas 17.741 novas infecções no país, o menor número desde 29 de outubro, enquanto o número de óbitos foi de 594.

No total, o número de infectados confirmados desde o início da pandemia foi de 3.774.672 pessoas.

A Rússia ocupa o quarto lugar em número de infecções por coronavírus, atrás dos Estados Unidos, Índia e Brasil.