Topo

EUA reabrem fronteiras para turistas vacinados

Além de comprovar imunização, os viajantes precisarão mostrar resultado negativo de exame para a covid-19 - Spencer Platt/Getty Images
Além de comprovar imunização, os viajantes precisarão mostrar resultado negativo de exame para a covid-19 Imagem: Spencer Platt/Getty Images

08/11/2021 10h26

Os Estados Unidos reabriram nesta segunda-feira (8) suas fronteiras para turistas internacionais que já estejam completamente vacinados contra a covid-19, incluindo do Brasil.

Além de comprovar imunização, os viajantes precisarão mostrar resultado negativo de exame contra o novo coronavírus realizado até três dias antes do embarque, enquanto as companhias aéreas terão de estabelecer um sistema de rastreio de contatos.

No caso das fronteiras terrestres, viajantes por motivos de trabalho, como caminhoneiros, ficarão isentos do comprovante de vacinação até janeiro de 2022.

Os EUA aceitarão turistas vacinados com qualquer uma das fórmulas homologadas para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que já autorizou os imunizantes de AstraZeneca, Bharat Biotech (Covaxin), Biontech/Pfizer, Janssen, Moderna, Sinopharm e Sinovac (CoronaVac).

As fronteiras americanas ficaram fechadas para turistas internacionais por cerca de 20 meses, enquanto o país se tornava o mais atingido pela pandemia em todo o mundo em números absolutos, com quase 46,5 milhões de casos e mais de 754,4 mil mortes até o momento.

Os EUA chegaram a registrar aumentos nos contágios e óbitos entre agosto e setembro, sobretudo por causa da resistência de parte da população às vacinas, mas os números voltaram a cair a partir de outubro.