Topo

Perrengue chique: quais aéreas têm maior chance de perder sua mala nos EUA

Em média, uma a cada 250 malas são perdidas, danificadas, extraviadas ou roubadas nos voos domésticos dos EUA - Getty Images
Em média, uma a cada 250 malas são perdidas, danificadas, extraviadas ou roubadas nos voos domésticos dos EUA Imagem: Getty Images

De Nossa

24/09/2021 13h27

As definições de "perrengue chique" não se aplicam quando o assunto é perder sua mala durante as férias — o estresse e o prejuízo podem ser grandes quando se está longe de casa e o tempo é dinheiro... Em moeda estrangeira.

A plataforma LuggageHero, que presta serviço de armazenamento de malas em diversas cidades pelo mundo, avaliou os dados de bagagem perdida, extraviada, roubada ou avariada de 17 companhias aéreas que voam pelos céus dos EUA para descobrir quais lidam melhor (e pior) com os itens de bordo dos passageiros. Confira os resultados:

Bagagem protegida

As três companhias que menos perdem malas, segundo o ranking da LuggageHero, foram a Allegiant Air, em 1º lugar; a a Hawaiian Airlines, em 2º lugar e a Frontier Airlines, em 3º. A primeira colocada teve problemas com apenas 0,15% das bagagens que transportou em 2021 e venceu o ranking pelo terceiro ano seguido.

Ainda de acordo com a pesquisa, as empresas estão lidando melhor com as malas no geral. O índice de malas perdidas no primeiro semestre de 2021 foi 1,1% menor do que no mesmo período de 2020.

Adeus, malas

Já as companhias que mais perdem malas foram a Envoy Air e a American Airlines, sendo que a primeira é uma subsidiária da segunda. Enquanto a primeira teve problemas com 0,88% das bagagens que transportou, a segunda apresentou as mesmas dificuldades com 0,76% delas.

Apesar de os números não parecerem significativos, a primeira colocada apresentou uma chance duas vezes maior que a média — de 0,4%, uma a cada 250 malas — de perder, extraviar ou danificar a bagagem dos passageiros.

O mês que registrou maior número de ocorrências foi o de junho, início do verão nos EUA e, portanto, alta temporada para viagens com direito a aeroportos movimentados e maior nível de desorganização.

Confira o ranking na íntegra:

  1. Allegiant Air
  2. Hawaiian Airlines
  3. Frontier Airlines
  4. Endeavor Air
  5. Southwest Airlines
  6. Delta Airlines
  7. Spirit Airlines
  8. Skywest Airlines
  9. Horizon Air
  10. JetBlue Airways
  11. PSA Airlines
  12. Republic Airways
  13. Alaska Airlines
  14. Mesa Airlines
  15. American Airlines
  16. Envoy Air